Sumários

Delineamento experimental e QbD.

15 Abril 2020, 14:00 Catarina Pinto Reis

 Esta aula teve por objetivo conduzir os alunos a traduzirem sugestões ou ideias conducentes à produção de informação ou conhecimento, em atividade experimental geradora de informação e resultados otimizados passíveis de análise posterior. Esta atividade foi desenvolvida de acordo com um planeamento experimental apropriado e dirigido aos objetivos a atingir.

Os alunos desenvolveram, utilizando software adequado (Modde v10, Umetrics e Excel), competências ao nível da produção de delineamentos experimentais de vários tipos e com várias finalidades. 

Foi-lhes fornecido um conjunto de resultados previamente obtido da condução de um delineamento experimental com vista à otimização de uma formulação farmacêutica (comprimido) tendo em conta um conjunto de caraterísticas de qualidade (resultados de ensaios farmacotécnicos). 

Os alunos desenvolveram modelos de regressão multivariada e obtiveram as correlações necessárias para interpretar os resultados e fizeram simulações. 

 


Aula das cápsulas.

15 Abril 2020, 08:00 Catarina Pinto Reis

Cápsulas de gelatina dura: gelatina, formulação e processamento. 

Cápsulas de gelatina mole: formulação e processamento. 
Breves noções de microencapsulação.


Delineamento experimental e QbD

14 Abril 2020, 18:00 VICTOR HUGO RAMOS DIAS

Esta aula teve por objetivo conduzir os alunos a traduzirem sugestões ou ideias conducentes à produção de informação ou conhecimento, em atividade experimental geradora de informação e resultados otimizados passíveis de análise posterior. Esta atividade foi desenvolvida de acordo com um planeamento experimental apropriado e dirigido aos objetivos a atingir.

Foi distribuído um exercício. Os alunos desenvolveram, utilizando o software Excel, competências ao nível da produção de delineamentos experimentais de vários tipos e com várias finalidades. Os alunos desenvolveram modelos de regressão multivariada, obtiveram as correlações necessárias para interpretar os resultados e fizeram simulações.

Foram fornecidas as soluções e um modelo para resolução do exercício. 


Nota: Aula dada em videoconferencia.



Delineamento experimental e QbD.

14 Abril 2020, 14:00 Catarina Pinto Reis

 Esta aula teve por objetivo conduzir os alunos a traduzirem sugestões ou ideias conducentes à produção de informação ou conhecimento, em atividade experimental geradora de informação e resultados otimizados passíveis de análise posterior. Esta atividade foi desenvolvida de acordo com um planeamento experimental apropriado e dirigido aos objetivos a atingir.

Os alunos desenvolveram, utilizando software adequado (Modde v10, Umetrics e Excel), competências ao nível da produção de delineamentos experimentais de vários tipos e com várias finalidades. 

Foi-lhes fornecido um conjunto de resultados previamente obtido da condução de um delineamento experimental com vista à otimização de uma formulação farmacêutica (comprimido) tendo em conta um conjunto de caraterísticas de qualidade (resultados de ensaios farmacotécnicos). 

Os alunos desenvolveram modelos de regressão multivariada e obtiveram as correlações necessárias para interpretar os resultados e fizeram simulações. 

 


Delineamento experimental e QbD.

14 Abril 2020, 11:00 Catarina Pinto Reis

 Esta aula teve por objetivo conduzir os alunos a traduzirem sugestões ou ideias conducentes à produção de informação ou conhecimento, em atividade experimental geradora de informação e resultados otimizados passíveis de análise posterior. Esta atividade foi desenvolvida de acordo com um planeamento experimental apropriado e dirigido aos objetivos a atingir.

Os alunos desenvolveram, utilizando software adequado (Modde v10, Umetrics e Excel), competências ao nível da produção de delineamentos experimentais de vários tipos e com várias finalidades. 

Foi-lhes fornecido um conjunto de resultados previamente obtido da condução de um delineamento experimental com vista à otimização de uma formulação farmacêutica (comprimido) tendo em conta um conjunto de caraterísticas de qualidade (resultados de ensaios farmacotécnicos). 

Os alunos desenvolveram modelos de regressão multivariada e obtiveram as correlações necessárias para interpretar os resultados e fizeram simulações.