Sumários
Formulação I.
10 Março 2020, 08:00 • Catarina Pinto Reis
Aula desenhada para promover a elaboração e discussão de uma proposta de formulação para uma forma farmacêutica. Cada grupo de alunos é confrontado com uma forma farmacêutica sólida contendo um, ou mais fármacos, devendo os alunos proporem atividades de pré-formulação e uma formulação, um processo de fabrico e formas e momentos de controlo da qualidade da forma farmacêutica que se propõem realizar.
Sem prejuízo do acompanhamento e discussão da proposta com o docente durante a aula, o resultado desta aula será discutido na aula de ‘formulação II’.
Esta proposta deve constituir parte integrante do dossier de AIM (projeto).
Formulação I
9 Março 2020, 17:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Pesquisa condicente à elaboração de uma proposta de formulação a ser apresentada na aula 12. No início da aula o docente comunica aos vários grupos as formulações com que cada um irá trabalhar. É-lhes comunicado uma substância ativa assim como uma forma farmacêutica. Os alunos iniciam um processo de pesquisa e consulta de bibliografia com vista a identificar uma formulação adequada, processo de fabrico (escala laboratorial, piloto e industrial), dimensão de lote, controlo em processo (IPC), controlo de qualidade, acondicionamento e implementação de medidas anti-contrafacção. O processo de pesquisa e tomada de decisão é acompanhado pelo docente. Cada grupo inicia nesta aula a preparação de uma apresentação oral a realizar-se na aula 12. Nesta primeira aula os alunos começam por analisar os ensaios de pre-formulação necessários assim como uma potencial formulação. É feita apresentação genérica do que é uma AIM e especificamente enquadrado na UC de TF1 é feita uma descrição mais detalhada sobre o módulo 3.2.P do CTD que enquadra o processo produtivo e algum controlo de qualidade do produto acabado. Os alunos são então alertados para o fato da apresentação oral devida na aula número 12 dever ser sobre o preenchimento deste módulo. Os alunos são ainda orientados relativamente à forma como preencher o módulo 3.2.P do CTD nomeadamente os aspetos mais importantes a ter em conta para a avaliação.
Formulação I
9 Março 2020, 14:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Pesquisa condicente à elaboração de uma proposta de formulação a ser apresentada na aula 12. No início da aula o docente comunica aos vários grupos as formulações com que cada um irá trabalhar. É-lhes comunicado uma substância ativa assim como uma forma farmacêutica. Os alunos iniciam um processo de pesquisa e consulta de bibliografia com vista a identificar uma formulação adequada, processo de fabrico (escala laboratorial, piloto e industrial), dimensão de lote, controlo em processo (IPC), controlo de qualidade, acondicionamento e implementação de medidas anti-contrafacção. O processo de pesquisa e tomada de decisão é acompanhado pelo docente. Cada grupo inicia nesta aula a preparação de uma apresentação oral a realizar-se na aula 12. Nesta primeira aula os alunos começam por analisar os ensaios de pre-formulação necessários assim como uma potencial formulação. É feita apresentação genérica do que é uma AIM e especificamente enquadrado na UC de TF1 é feita uma descrição mais detalhada sobre o módulo 3.2.P do CTD que enquadra o processo produtivo e algum controlo de qualidade do produto acabado. Os alunos são então alertados para o fato da apresentação oral devida na aula número 12 dever ser sobre o preenchimento deste módulo. Os alunos são ainda orientados relativamente à forma como preencher o módulo 3.2.P do CTD nomeadamente os aspetos mais importantes a ter em conta para a avaliação.
• Granulação por via seca; Granulação por fusão. • Estratégias para veiculação de fármacos para vários órgãos do aparelho digestivo.
9 Março 2020, 08:00 • João Fernandes de Abreu Pinto
Nesta aula termina-se a apresentação do módulo sobre granulação, com a discussão das tecnologias de granulação por via seca e por fusão. As tecnologias são apresentadas em perspetiva com a granulação por via humida e comparadas, respetivamente com compressão e com extrusão a quente. definem-se os limites do uso das tecnologias e as vantagens e desvantagens relativamente a outros processos de aglomeração e agregação.
Introdução
6 Março 2020, 11:00 • João Fernandes de Abreu Pinto
A aula introdutória ao curso prático contém dois momentos importantes: a) aos alunos são apresentados e descritos os equipamentos que vão usar nas aulas laboratoriais (ex. misturador, granulador de leito fluidizado, máquina de compressão, máquina de enchimento de cápsulas e equipamentos de ensaios farmacotécnicos) e b) cada grupo é solicitado a produzir um documento relacionado com um equipamento ou espaço de fabrico de medicamentos. A elaboração do documento inicia-se no decurso da aula e será terminado após a aula, devendo ser facultado ao docente para discussão na aula seguinte.