Sumários
Ensaios de dissolução (em desenvolvimento galénico).
12 Maio 2020, 11:00 • Catarina Pinto Reis
Esta aula abordou o ensaio de dissolução numa perspetiva de desenvolvimento de novas formulações. Para tal consideraram-se variações das condições experimentais de forma a identificar o mecanismo de dissolução suportado por um modelo matemático proporcionando informação sobre a dissolução de um fármaco a partir de matrizes diferentes.
Ensaios de dissolução (em desenvolvimento galénico).
12 Maio 2020, 08:00 • Catarina Pinto Reis
Esta aula abordou o ensaio de dissolução numa perspetiva de desenvolvimento de novas formulações. Para tal consideraram-se variações das condições experimentais de forma a identificar o mecanismo de dissolução suportado por um modelo matemático proporcionando informação sobre a dissolução de um fármaco a partir de matrizes diferentes.
Parâmetros críticos de processo
11 Maio 2020, 17:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Nesta aula os alunos devem apresentar vídeos que tenham identificado na internet sobre operações unitárias necessárias para o fabrico de formas farmacêuticas sólidas. Identificados esses vídeos com duração máxima de 10 min, os alunos devem analisá-los de forma a identificarem quais os pontos críticos (CPPs) da operação que impactam nos atributos críticos de qualidade (CQA) do produto resultante dessa operação. Isso significa que ao longo de 40 min (máximo) os alunos a) apresentem o vídeo(s) selecionado(s), b) identifiquem os pontos críticos e qual o impacto na qualidade do produto, c) identificar quais as ações para minimizar o risco, contribuindo para aumentar a qualidade do produto. Para tal o vídeo apresentado e comentado na totalidade pode (deve) agora ser decomposto em segmentos passíveis de discussão. As operações a ter em conta são as seguintes:Grupo 1 – Mistura e Secagem (2 operações unitárias);Grupo 2 – Granulação por via húmida;Grupo 3 – Compressão;Grupo 4 – Revestimento pelicular.
Parâmetros críticos de processo
11 Maio 2020, 14:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Nesta aula os alunos devem apresentar vídeos que tenham identificado na internet sobre operações unitárias necessárias para o fabrico de formas farmacêuticas sólidas. Identificados esses vídeos com duração máxima de 10 min, os alunos devem analisá-los de forma a identificarem quais os pontos críticos (CPPs) da operação que impactam nos atributos críticos de qualidade (CQA) do produto resultante dessa operação. Isso significa que ao longo de 40 min (máximo) os alunos a) apresentem o vídeo(s) selecionado(s), b) identifiquem os pontos críticos e qual o impacto na qualidade do produto, c) identificar quais as ações para minimizar o risco, contribuindo para aumentar a qualidade do produto. Para tal o vídeo apresentado e comentado na totalidade pode (deve) agora ser decomposto em segmentos passíveis de discussão. As operações a ter em conta são as seguintes:Grupo 1 – Mistura e Secagem (2 operações unitárias);Grupo 2 – Granulação por via húmida;Grupo 3 – Compressão;Grupo 4 – Revestimento pelicular.
• Operações Unitárias II – Mistura e amostragem.
11 Maio 2020, 08:00 • João Fernandes de Abreu Pinto
Nesta aula aborda-se a operação unitária mistura. É apresentada e discutida os vários tipos de misturas, a ncessidade de se proceder a misturas de substâncias no estado sólido, sem deixar de se comparar com o estados líquido e gasoso ou com a mistura de um líuido num gás. Discutem-se os mecanismos de mistura e a aleatoriedade subjacente a um processo de mistura. dá-se importância a misturas em que haja desproprocionaldiade entre os componentes e a necessidade de pré-misturas e misturas aritméticas e geométricas. identificam-se os parâmetros que permitem confirmar os padrões de qualidade da mistura, bem como as técnicas de amostragem em leitos de partículas estáticos ou móveis.