Disciplina Curricular

Bioquímica Clínica I BCI

Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Despacho n.º 7345/2024

Contextos

Grupo: Despacho n.º 7345/2024 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Bioquímica Clínica é uma área multidisciplinar que tem como objetivo a determinação de parâmetros bioquímicos e sua utilização no diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção da doença. A U.C. Bioquímica Clínica I pretende dar aos alunos conhecimentos: - das vias metabólicas implicadas na homeostasia das macromoléculas mais importantes em Bioquímica Clínica, - da etiologia e patogénese da doença, - das várias metodologias passiveis de serem utilizadas na avaliação quer qualitativa e/ou quantitativa dos vários parâmetros mais utilizados no laboratório de rotina. De modo que o aluno: - entenda os mecanismos subjacentes a uma determinada patologia - conheça os parâmetros bioquímicos que lhe estão associados de modo a permitir o diagnóstico, monitorização e/ou prevenção - desenvolva técnicas de raciocínio que lhe permita o enquadramento dos vários parâmetros avaliados de modo a complementar as suas capacidades técnicas com a vertente interpretativa

Programa

Esta disciplina engloba duas vertentes, analítica e interpretativa, e pode compreender a determinação de vários parâmetros, a sua monitorização e análises de emergência. Os tópicos abordados incluem: Fase pré-analítica; Proteínas, Glícidos e Lípidos em Bioquímica Clínica; Equilíbrios ácido-base e hidroeletrolítico; Metabolismo fosfocálcico; Exploração laboratorial das funções renal, gástrica, intestinal/pancreática e hepática; Fisiopatologia da função tiroideia e marcadores bioquímicos. As aulas práticas têm como objetivo consolidar as matérias abordadas no programa teórico, complementando os conhecimentos com a apresentação e discussão de casos clínicos/laboratoriais pelos alunos.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino inclui aulas teóricas de apresentação dos diversos temas e aulas práticas onde os conhecimentos adquiridos são aplicados na discussão de casos laboratoriais. A avaliação teórica consiste num exame final escrito constituído por questões de natureza teórica e interpretativa. A avaliação de conhecimentos efetuada nas aulas práticas ao longo do período letivo assume a forma de avaliação contínua e representa 30% da nota final, incluindo como parâmetros a assiduidade, a participação ativa dos alunos e a forma como estes respondem às questões colocadas durante a apresentação e discussão dos casos laboratoriais em estudo. A classificação final é a média ponderada da classificação obtida no exame final (70%) e no ensino prático (30%) que permitam determinar o nível de desempenho dos estudantes nas tarefas especificadas nos objetivos de aprendizagem.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre