Disciplina Curricular
Metodologias Analíticas MA
Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Despacho n.º 7345/2024
Contextos
Grupo: Despacho n.º 7345/2024 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta unidade curricular é proporcionar um conhecimento aprofundado e promover a capacidade de reflexão crítica sobre as principais metodologias utilizadas nos laboratórios de análises clínicas. Assim, no final desta unidade o estudante deverá ser capaz de: i) descrever os fundamentos teóricos das metodologias instrumentais; ii) selecionar e utilizar as técnicas instrumentais mais adequadas tendo em consideração o objetivo da análise; iii) indicar as vantagens e inconvenientes da adoção de cada uma das técnicas, de acordo com a definição do problema analítico e da informação pretendida; iv) analisar e criticar os resultados obtidos nomeadamente no que se refere às possíveis causas de erros que possam ocorrer durante o desenvolvimento da técnica.
Programa
1. Introdução ao estudo das Metodologias Analíticas 2. Métodos espectrofotométricos 2.1. Espectroscopia de Absorção Molecular, zona de ultravioleta, visível e infravermelho 2.2. Nefelometria e Turbidimetria 2.3. Espectroscopia de Emissão por Fluorescência Molecular 3. Métodos Potenciométricos 4. Métodos Separativos 4.1. Métodos cromatográficos (GC e HPLC) 4.2. Métodos electroforéticos 5. Espectrometria de Massa 6. Métodos de preparação de amostras 7. Validação de Métodos de Análise 8. Radionuclidos 9. Toxicologia Forense Ensino Laboratorial 1. Espectroscopia de Absorção Molecular (zona de ultravioleta, visível): análise quantitativa da coproporfirina urinária 2. Fluorescência: análise quantitativa da riboflavina 3. Potenciometria: análise quantitativa do sódio 4. Cromatografia gasosa: análise quantitativa do etanol 5. Cromatografia em fase líquida: análise quantitativa de um fármaco
Métodos de ensino e avaliação
Esta unidade curricular adota uma metodologia de ensino presencial e aprendizagem ativa. O ensino teórico é baseado em aulas expositivas e apoiadas em meios textuais e audiovisuais. O ensino laboratorial acompanha no tempo e em conteúdos as aulas teóricas, nas quais os alunos executam técnicas que visam ilustrar os assuntos estudados. Todos os materiais de estudo são disponibilizados para consulta na plataforma e-learning da FFUL. A avaliação final resulta da ponderação da avaliação teórica em prova/provas escritas individuais (90%) e apresentação e discussão oral de um artigo científico (10%). A média das frequências terá de ser igual ou superior a 9,5 para terem aprovação na disciplina e entrar em conta com a avaliação da discussão do artigo científico.