Disciplina Curricular
Hematologia I HI
Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Despacho n.º 7345/2024
Contextos
Grupo: Despacho n.º 7345/2024 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Competências a adquirir pelo estudante: Conhecimento da hematopoiese e sua regulação ao longo da ontogénese humana, das características dos órgãos e tecidos hematopoiéticos, bem como da morfologia, estrutura e funções dos vários elementos das diferentes linhagens sanguíneas. Compreender o processo de hemostase e de algumas doenças da hemostase. Conceitos básicos de imunohematologia e hemoterapia. Conhecer os princípios dos procedimentos laboratoriais em hematologia, quer os manuais, quer os das últimas tecnologias (analisadores hematológicos automáticos e analisadores digitais da morfologia celular), e a importância do controlo de qualidade nas diferentes fases do processo laboratorial. Conseguir interpretar e criticar os resultados dos vários parâmetros analíticos, dos histogramas e citogramas de um hemograma e correlacioná-los com a observação morfológica do sangue periférico e com a história clínica do utente/doente. Analisar algumas hemopatias e compreender a importância da informação clínica, da fisiopatologia, da eventual base genética, e de outras análises laboratoriais complementares para um correto diagnóstico e tratamento atempado.
Programa
Ensino Teórico: Sangue: composição e funções Hematopoiese embrionária, fetal e pós-natal e órgãos hematopoiéticos. Microambiente medular, citocinas, moléculas de adesão celular e células estaminais hematopoiéticas Eritropoiese Eritrócitos: constituição, funções, metabolismo e alterações Hemoglobina: biossíntese e controlo genético. Hemoglobinas normais e anormais Anemias (classificação e principais tipos de anemias) Hemoglobinopatias (fisiopatologia, base genética e implicações clínicas) Hemólise extravascular e intravascular Granulopoiese Granulócitos: funções, alterações morfológicas e quantitativas Sistema mononuclear fagocitário Linfopoiese Linfócitos B, T e NK. Subpopulações de linfócitos T. Alterações morfológicas e quantitativas Sistema linfático Megacariopoiese Plaquetas: estrutura, funções, alterações quantitativas e qualitativas Hemostase primária, coagulação e fibrinólise e exames laboratoriais para a sua avaliação e monitorização Principais alterações hemorrágicas da hemostase e testes usados para a sua diferenciação Conceitos básicos de imunohematologia e hemoterapia Controlo da qualidade e sistemas de garantia da qualidade Fases do processo laboratorial: pré-analítica, analítica e pós-analítica Erros grosseiros, fortuitos e sistemáticos Controlo da qualidade interno Avaliação Externa da Qualidade e Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) Ensino Prático-Laboratorial Amostras biológicas usadas em hematologia e respetivas colheitas Anticoagulantes Determinação da velocidade de sedimentação Contagem de reticulócitos Execução e coloração de esfregaços de sangue Execução de hemogramas em analisador hematológico automático Identificação e quantificação de hemoglobinas por eletroforese e por HPLC Observação microscópica de esfregaços de sangue normais e com hemopatias não malignas Observação microscópica de medula óssea normal Contagem de plaquetas em câmara de Neubauer improved Determinação do tempo de protrombina, do tempo de tromboplastina parcial ativada e do fibrinogénio por método semiautomático. Discussão dos resultados e das unidades a utilizar.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas (3h/semana) visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos com recurso a uma metodologia expositiva e apresentação de diapositivos, contando com a colaboração de especialistas nas áreas abordadas. Nas aulas práticas-laboratoriais (3h/semana) são executadas técnicas, interpretados os seus resultados e observadas, ao microscópio, lâminas de sangue periférico normal e com hemopatias não malignas, sendo discutidos os respetivos casos clínicos, possível prognóstico e terapêutica. Um sistema microscópio/câmara/écrã permite a visualização das lâminas em simultâneo com os estudantes. As aulas teóricas e laboratoriais são complementares e coordenadas. A avaliação laboratorial engloba uma avaliação contínua e uma avaliação por trabalhos, de igual contributo. A avaliação contínua terá em consideração: a preparação dos trabalhos, assiduidade, execução experimental, interesse e participação, resultados obtidos e espírito crítico na sua interpretação. A avaliação por trabalhos incidirá na elaboração de relatórios sobre as técnicas executadas nas aulas laboratoriais e seus resultados. O exame final escrito incidirá sobre os conteúdos lecionados. A classificação final da UC é o resultado da média ponderada da classificação obtida no exame final escrito (60%) e na avaliação laboratorial (40%).