Disciplina Curricular
Hematologia I HI
Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Despacho n.º 7345/2024
Contextos
Grupo: Despacho n.º 7345/2024 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular Hematologia tem como objetivo instruir e conferir competências para que o aluno: – Compreenda o sangue como um tecido, as funções dos elementos figurados do sangue, em situações fisiológicas e patológicas, bem como as indicações terapêuticas indicadas no seu tratamento. - Conheça os diferentes grupos sanguíneos eritrocitários, leucocitários e plaquetários, e a sua importância para a hemoterapia. – Conheça o processo de hemostase e a fisiopatologia de diferentes patologias hemorrágicas e trombóticas. – Compreenda as alterações morfológicas do eritrócito, os diferentes tipos patologias associadas. – Conheça e saiba distinguir as alterações leucocitárias não malignas das malignas. – Saiba interpretar corretamente os resultados hematológicos e correlacioná-los com: a observação morfológica de esfregaços sanguíneos, a história clínica do doente e outros dados clínicos. – Compreenda o fundamento das técnicas mais atuais usadas na determinação dos parâmetros hematológicos, saiba adaptá-las ao estudo das doenças, e conheça quais os métodos de diagnóstico complementar que permitam um eficaz diagnóstico e tratamento do doente.
Programa
Ensino Teórico - Caracterização da Hematopoiese. Definição das características essenciais do sangue, seus elementos figurados e da medula óssea. - Definição do processo de Hemostase. Identificar a fisiopatologia de diferentes patologias hemorrágicas e trombóticas, e farmacologia. Conhecer os diferentes analitos e testes de avaliação clínica laboratorial relacionados com a hemostase primária e secundária. - Conhecer os diferentes parâmetros do Hemograma. Compreender os fundamentos dos Analisadores Hematológicos Automáticos, bem como da Imunofenotipagem. - Descrição do Eritrócito e formação de hemoglobina. Identificação de alterações morfológicas do eritrócito, dos diferentes tipos de anemias, hemoglobinopatias, poliglobulias e hemocromatoses. Definir a farmacologia associada. - Descrição dos leucócitos e marcadores específicos. Identificação de alterações leucocitárias não malignas (neutrofilia, eosinofilia, basofilia, MNI), alterações malignas (leucemias agudas mieloides e linfoides, síndromes mieloproliferativos/mielodisplásicos, síndromes linfoproliferativos/linfomas e discrasias plasmocitárias). - Identificação dos grupos sanguíneos eritrocitários (ABO e Rhesus), leucocitários e Plaquetários. Transfusão sanguínea e Hemoterapia. Ensino Laboratorial – Análise dos parâmetros de avaliação da hemóstase; – Execução, coloração e observação de esfregaços de sangue periférico. – Interpretação e análise de hemogramas e citogramas. – Análise de esfregaços sanguíneos de amostras sem alterações ou com alterações hematológicas não malignas ou malignas, de modo a identificar alterações eritrocitárias, leucocitárias e plaquetares.
Métodos de ensino e avaliação
Metodologia de Ensino A UC tem 3 ECT, por semana terá 1 h teórica e 1,5 h laboratorial. Os conceitos teóricos da UC serão lecionados de forma expositiva. A consolidação das competências adquiridas ocorrerá nas aulas laboratoriais, com realização de diferentes técnicas e observação de amostras de casos clínicos com alterações hematológicas. A discussão em aula dos casos clínicos permitirá a associação das alterações patológicas observadas com o seu diagnostico, prognóstico e eventual decisão terapêutica. Metodologia de Avaliação Os alunos terão um exame escrito final, no qual serão avaliados os conteúdos lecionados na UC, valorizando 50% da nota final da UC. A avaliação laboratorial engloba avaliação contínua (25%) e exame laboratorial final (25%). A avaliação contínua considerará: a preparação dos trabalhos, a capacidade de execução experimental, o interesse, os resultados obtidos e o espírito crítico na sua interpretação. O exame laboratorial final incidirá na avaliação e interpretação de amostras de sangue periférico de acordo com dados laboratoriais fornecidos. A aprovação no ensino laboratorial é requisito de acesso ao exame escrito final.