Disciplina Curricular

Micologia Clínica MC

Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Despacho n.º 7345/2024

Contextos

Grupo: Despacho n.º 7345/2024 > 2º Ciclo > Componente Curricular > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC de Micologia Clínica visa promover a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e competências que permitam caracterizar os agentes etiológicos associados a micoses superficiais e das mucosas, subcutâneas e sistémicas. Pretende ainda promover uma análise integrada das várias fases do diagnóstico micológico e das diferentes abordagens laboratoriais utilizadas em cada etapa. Os conceitos fundamentais de Micologia Clínica serão aplicados na análise de infeções fúngicas que assumem grande importância em Saúde Pública, tais como as candidíases, as dermatofitoses, a aspergilose, a criptococose e a mucormicose. A UC visa proporcionar o desenvolvimento de competências fundamentais em: 1 - metodos e técnicas no diagnóstico micológico e interpretação crítica dos seus resultados; 2 - aplicação dos conhecimentos teóricos à prática laboratorial; 3 – compreensão da importância do diagnóstico das infecções fúngicas; 4 - reconhecimento das doenças fúngicas mais importantes no ser humano; 5 - orientação para a prevenção e tratamento das infecções fúngicas.

Programa

Os conteúdos programáticos da UC estão organizados em níveis de complexidade crescente, permitindo a integração dos conceitos teóricos com a prática laboratorial. Incluem noções chave de taxonomia e classificação dos fungos com relevância clínica, as suas características biológicas fundamentais, a sua patogenicidade e doenças que provocam no ser humano, o seu diagnóstico e tratamento. O módulo laboratorial é construído com base nos temas teóricos e na expansão dos seus princípios para a prática laboratorial da micologia clínica. Baseia-se no estudo, capacidade de descrição e de identificação de fungos relevantes, na análise e resolução prática de casos clínicos, e na resolução/correcção de problemas inerentes ao diagnóstico micologia, visando assim o desenvolvimento das melhores práticas laboratoriais. Começa-se por estudar propriedades dos fungos que são úteis para a sua identificação, avançando-se para as técnicas e competências necessárias à prestação de serviços ao nível do diagnóstico, e terminando com aspectos relacionados com a implementação de terapêuticas antifúngicas. Esta abordagem fornecerá os instrumentos necessários para que os Os conteúdos programáticos da UC estão organizados em níveis de complexidade crescente, permitindo a integração dos conceitos teóricos com a prática laboratorial. Incluem noções chave de taxonomia e classificação dos fungos com relevância clínica, as suas características biológicas fundamentais, a sua patogenicidade e doenças que provocam no ser humano, o seu diagnóstico e tratamento. O módulo laboratorial é construído com base nos temas teóricos e na expansão dos seus princípios para a prática laboratorial da micologia clínica. Baseia-se no estudo, capacidade de descrição e de identificação de fungos relevantes, na análise e resolução prática de casos clínicos, e na resolução/correcção de problemas inerentes ao diagnóstico micologia, visando assim o desenvolvimento das melhores práticas laboratoriais. Começa-se por estudar propriedades dos fungos que são úteis para a sua identificação, avançando-se para as técnicas e competências necessárias à prestação de serviços ao nível do diagnóstico, e terminando com aspectos relacionados com a implementação de terapêuticas antifúngicas. Esta abordagem fornecerá os instrumentos necessários para que os

Métodos de ensino e avaliação

O ensino teórico é predominantemente magistral, com uma abordagem dos temas de forma a permitir uma adequada contextualização e estruturação dos conteúdos programáticos. O ensino/aprendizagem é feito através da apresentação e discussão dos diferentes conteúdos da UC e por alguns seminários ministrados por profissionais de saúde especializados. O ensino laboratorial corresponde à execução de métodos e técnicas laboratoriais que permitem o diagnóstico de doenças fúngicas e a validação dos resultados obtidos. Visa estimular o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e pensamento crítico através da discussão de casos clínicos, promovendo também o trabalho em grupo e a resolução de exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos. A avaliação da aprendizagem é contínua, através do acompanhamento da evolução dos conhecimentos e competências adquiridas, da assiduidade dos alunos, e da sua participação ativa nos temas discutidos. A avaliação formal inclui a realização de exame final escrito englobando as componentes teórica e laboratorial. A avaliação da aprendizagem e do ensino é implementada de forma a permitir também a identificação dos pontos da UC que precisam ser melhores ao longo do tempo.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre