Disciplina Curricular
Seminário S
Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Despacho n.º 7345/2024
Contextos
Grupo: Despacho n.º 7345/2024 > 2º Ciclo > Trabalho Final
Período:
Peso
8.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular Seminário tem como objetivo instruir e conferir competências para que o aluno: - Compreenda os princípios metodológicos de uma revisão de conjunto (narrativa ou sistemática) e de um trabalho de campo. - Seja capaz de identificar, selecionar e organizar fontes bibliográficas relevantes para a elaboração de uma dissertação. - Estruture e redija uma dissertação científica com base em normas académicas e científicas. - Desenvolva competências de comunicação científica oral e escrita. - Seja capaz de apresentar e defender publicamente o trabalho realizado de forma clara, crítica e fundamentada.
Programa
1. Introdução à dissertação de mestrado: - Tipos de dissertação: revisão de conjunto e trabalho de campo. - Etapas do processo de investigação. 1.1. Revisão de conjunto: - Tipos de revisão (narrativa, sistemática, integrativa). - Formulação da pergunta, critérios de inclusão/exclusão, pesquisa bibliográfica, análise crítica. 1.2. Trabalho de campo: - Definição de objetivos e hipóteses. - Metodologias de recolha e análise de dados. - Considerações éticas e aprovação institucional. 2. Pesquisa e gestão bibliográfica: - Bases de dados científicas (PubMed, Scopus, Web of Science). - Ferramentas de gestão de referências (Zotero, Mendeley, EndNote). 3. Redação científica: - Estrutura da dissertação (introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusões). - Normas de citação e formatação. - Ética na investigação e integridade académica. 4. Comunicação e apresentação científica: - Técnicas de apresentação oral. - Preparação de diapositivos e materiais de apoio. - Estratégias para responder a questões e críticas.
Métodos de ensino e avaliação
Metodologia de Ensino A UC tem 8 ECT, sendo constituída por 4 períodos de seminário distribuídos ao longo do 1º semestre do 2ºano do MAC. Os conceitos teóricos da UC serão apresentados por docentes com experiência nas diferentes vertentes abordadas no decorrer das aulas teóricas com exposição de conteúdos e discussão de exemplos. Ao longo do semestre serão organizadas sessões tutoriais com os orientadores para acompanhamento individualizado dos projetos de dissertação e/ou orientação específica para projetos de trabalho de campo, incluindo planeamento, recolha e análise de dados. De modo a otimizar a escrita e apresentação científica serão fomentados momentos de oficinas práticas de redação e apresentação científica, com discussão dos temas abordados e simulações de apresentações orais com feedback formativo. Metodologia de Avaliação Na UC de Seminário será avaliada a capacidade do aluno de criar um documento escrito de dissertação (revisão de conjunto ou trabalho de campo) e a sua fluência de apresentação do mesmo. A elaboração do trabalho escrito que espelhe o trabalho desenvolvido nas diferentes etapas: formulação da pergunta, pesquisa e avaliação critica, estruturação da dissertação (revisão de conjunto ou trabalho de campo) e apresentação, valoriza 50% da nota final da UC. Ao longo do semestre a participação ativa do aluno nas sessões de discussão e nas atividades práticas, valoriza 20% da nota final da UC. No final do semestre cada aluno fará a simulação da apresentação oral da sua dissertação o que valoriza 30 % da nota final da UC.