Disciplina Curricular

Micologia Clinica MCli

Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Deliberação n.º 373/2008

Contextos

Grupo: Deliberação n.º 373/2008 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular de Micologia Clínica visa promover a aquisição/aprofundamento de conhecimentos e competências que permitam caracterizar os agentes etiológicos associados a micoses superficiais e das mucosas, subcutâneas e sistémicas. Pretende ainda promover uma análise integrada das várias fases do diagnóstico micológico, bem como estratégias de validação dos resultados laboratoriais. Os conceitos básicos da Micologia Clínica serão aplicados na análise de infeções fúngicas que assumem grande importância em Saúde Pública, nomeadamente a candidose, criptococose, dermatofitose, aspergilose e mucormicose. A unidade curricular visa proporcionar o desenvolvimento das seguintes competências: 1 – Saber construir as etapas do diagnóstico micológico e interpretar criticamente os seus resultados; 2 – Aplicar os conhecimentos teóricos à prática laboratorial; 3 – Compreender a importância do diagnóstico das infecções fúngicas; 4 – Identificar as doenças fúngicas mais importantes no Homem; 5 – Saber prevenir e orientar o tratamento destas infecções.

Programa

Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão organizados em níveis de complexidade crescente, permitindo a integração dos conceitos teóricos com a prática laboratorial. Incluem conceitos chave de taxonomia e identificação de fungos, características biológicas fundamentais, patogenicidade, doenças fúngicas, o seu diagnóstico e tratamento. O módulo laboratorial é construído com base nos temas teóricos e visa alargar os seus princípios para a prática laboratorial da micologia clínica. Baseia-se na análise e resolução de casos clínicos, a aquisição de capacidades para identificar as necessidades dos doentes, a resolução de problemas relacionados com a dificuldade do diagnóstico precoce, a identificação de possíveis situações inadequadas e a sua correção. Começa-se por estudar características dos fungos que são úteis para a sua identificação, avançando-se para as técnicas e competências necessárias à prestação de serviços ao nível do diagnóstico, e terminando com os aspectos facilitadores para a implementação da terapêutica. Esta abordagem fornece os instrumentos que permitem aos estudantes interpretar com rigor diferentes situações laboratoriais.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino teórico é predominantemente magistral com uma abordagem aprofundada dos temas em análise, tendo como principal função contextualizar e estruturar os conteúdos programáticos. O ensino/aprendizagem é feito através da apresentação pelo docente dos vários temas e seminários ministrados por profissionais de saúde especializados. O ensino laboratorial corresponde à execução de protocolos experimentais que conduzem ao diagnóstico de doenças fúngicas e à validação dos resultados obtidos. Visa estimular e desenvolver a capacidade de raciocínio e pensamento crítico através da discussão de casos clínicos, bem como proporcionar trabalhos de grupo e exercícios de aplicação dos conhecimentos adquiridos. A avaliação da aprendizagem é contínua, através do acompanhamento da evolução dos conhecimentos e competências adquiridos, e da assiduidade dos alunos e a sua participação ativa nos debates. A avaliação inclui também a realização de exame final escrito. A avaliação da aprendizagem e do ensino é implementada de forma a permitir a identificação dos pontos fortes e fracos da unidade curricular, constituindo um importante meio de aferição com vista à sua melhoria contínua.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre