Disciplina Curricular

Bioquímica Clínica I BC-I

Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Deliberação n.º 373/2008

Contextos

Grupo: Deliberação n.º 373/2008 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Bioquímica Clínica é uma área multidisciplinar que tem como objetivo a determinação de parâmetros bioquímicos e sua utilização no diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção da doença. A U.C. Bioquímica Clínica I pretende dar aos alunos conhecimentos: das vias metabólicas implicadas na homeostasia das macromoléculas mais importantes em Bioquímica Clínica, da etiologia e patogénese da doença, das várias metodologias passiveis de serem utilizadas na avaliação quer qualitativa e/ou quantitativa dos vários parâmetros mais utilizados no laboratório de rotina De modo que o aluno: -Entenda os mecanismos subjacentes a uma determinada patologia -Conheça os parâmetros bioquímicos que lhe estão associados de modo a permitir o diagnóstico, monitorização e/ou prevenção -Desenvolva técnicas de raciocínio que lhe permita o enquadramento dos vários parâmetros avaliados de modo a complementar as suas capacidades técnicas com a vertente interpretativa

Programa

A Bioquímica Clínica é uma área multidisciplinar que tem como objetivo a determinação de parâmetros bioquímicos e sua utilização no diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção da doença. Esta disciplina engloba duas vertentes, analítica e interpretativa, e pode compreender a determinação de vários parâmetros, a sua monitorização e análises de emergência. Os tópicos abordados incluem: Fase pré-analítica; Proteínas, Glícidos e Lípidos em Bioquímica Clínica; Equilíbrios ácido-base e hidroeletrolítico; Metabolismo fosfocálcico; Exploração laboratorial das funções renal, gástrica, intestinal/pancreática e hepática; Fisiopatologia da função tiroideia e marcadores bioquímicos. As aulas práticas têm como objetivo consolidar as matérias abordadas no programa teórico, complementando os conhecimentos com a apresentação e discussão de casos clínicos/laboratoriais pelos alunos

Métodos de ensino e avaliação

O ensino inclui aulas teóricas de apresentação dos diversos temas e aulas práticas onde os conhecimentos adquiridos são aplicados na discussão de casos clínicos. A avaliação teórica consiste num exame final escrito constituído por questões de natureza teórica e interpretativa. A avaliação de conhecimentos efetuada nas aulas práticas ao longo do período letivo assume a forma de avaliação contínua e representa 30% da nota final. A classificação final é a média ponderada da classificação obtida no exame final (70%) e no ensino prático (30%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre