Disciplina Curricular
Metodologias Analíticas MAna
Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Deliberação n.º 373/2008
Contextos
Grupo: Deliberação n.º 373/2008 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta unidade curricular é proporcionar um conhecimento aprofundado e promover a capacidade de reflexão crítica sobre as principais metodologias utilizadas nos laboratórios de análises clínicas. Assim, no final desta unidade o estudante deverá ser capaz de: i) descrever os fundamentos teóricos das metodologias instrumentais; ii) selecionar e utilizar as técnicas instrumentais mais adequadas tendo em consideração o objetivo da análise; iii) indicar as vantagens e inconvenientes da adoção de cada uma das técnicas, de acordo com a definição do problema analítico e da informação pretendida; iv) analisar e criticar os resultados obtidos nomeadamente no que se refere às possíveis causas de erros que possam ocorrer durante o desenvolvimento da técnica.
Programa
1. Introdução ao estudo das Metodologias Analíticas 2. Métodos espectrofotométricos 2.1. Espectroscopia de Absorção Molecular, zona de ultravioleta, visível e infravermelho 2.2. Nefelometria e Turbidimetria 2.3. Espectroscopia de Emissão por Fluorescência Molecular 2.4. Métodos Espectroscópicos Atómicos - Fotometria de Emissão com Chama; Espectrofotometria de Absorção Atómica; Espectroscopia de Emissão com Plasma de Árgon 3. Métodos Potenciométricos 4. Métodos Separativos 4.1. Métodos cromatográficos (GC e HPLC) 4.2. Métodos electroforéticos 5. Espectrometria de Massa 6. Métodos de preparação de amostras 7. Validação de Métodos de Análise 8. Radionuclidos 9. Toxicologia Forense
Métodos de ensino e avaliação
Esta unidade curricular adota uma metodologia de ensino presencial e aprendizagem ativa. O ensino teórico é baseado em aulas expositivas e apoiadas em meios textuais e audiovisuais. O ensino laboratorial acompanha no tempo e em conteúdos as aulas teóricas, nas quais os alunos executam técnicas que visam ilustrar os assuntos estudados. Todos os materiais de estudo são disponibilizados para consulta na plataforma e-learning da FFUL. A avaliação final resulta da ponderação da avaliação teórica em prova/provas escritas individuais (90%) e apresentação e discussão oral de um artigo científico (10%).