Disciplina Curricular
Gestão e Qualidade Laboratorial GQL
Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Deliberação n.º 373/2008
Contextos
Grupo: Deliberação n.º 373/2008 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Tronco Comum
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina de Gestão e Qualidade Laboratorial tem como principal objectivo instruir e conferir competências para que o aluno: Conheça o tipo de Laboratórios de Análises Clínicas e o seu papel no SNS bem como a legislação aplicável Conheça a organização e o funcionamento dos laboratórios de análises clínicas Conheça a necessidade de produzir resultados laboratoriais válidos, com rapidez e qualidade Conheça a forma de implementar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade Seja capaz de implementar um sistema de controlo de qualidade interno e de avaliação externa da qualidade dos métodos analíticos nas diferentes valências laboratoriais Seja capaz de determinar a precisão, a exactidão e o erro total dos resultados laboratoriais obtidos Adquira os conceitos de variabilidade biológica e de valores de referência Estabeleça as principais diferenças entre Certificação e Acreditação dos laboratórios de análises clínicas e conheça as Normas ISO aplicáveis (9001 e 15189) Conheça a legislação dos dispositivos médicos Conheça os equipamentos de point-of-care e a sua legislação Adquira os conceitos de metrologia aplicáveis aos equipamentos usados nos LAC
Programa
Ensino teórico: Tipos de Laboratórios: organização e recursos Legislação: Licenciamento e Boas Práticas Fase pré - analítica: Atendimento, colheita e triagem Fase analítica: Equipamentos, validação de técnicas. Interferências analíticas. Fase pós-analítica: validação de resultados; valores de referência e variabilidade biológica Medidas de higiene e segurança Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade: Procedimentos de Gestão ede suporte Controlo de qualidade interno e externo (AEQ), precisão e exatidão dos resultados Requisitos da Certificação: NP ISO 9001 Requisitos da Acreditação: NP ISO 15189 Auditorias da Qualidade Informatização e Marketing em análises clínicas Testes de point of care Dispositivos médicos – legislação Metrologia aplicada aos equipamentos do LAC Ensino Prático: Controlo de Qualidade interno: Construção e análise de cartas de controlo, aplicação das regras de Westgard Avaliação Externa da Qualidade (AEQ): Interpretação de resultados Cálculo do erro total e implementação da metodologia 6 sigma Validação de relatórios de calibração/verificação dos equipamentos de monitorização e medição Ensino laboratorial: Realização de colheitas de amostras biológicas.
Métodos de ensino e avaliação
Ensino teórico pelo docente dos diversos temas que constituem a unidade curricular, estimulando a participação activa dos alunos na integração global dos temas. Ensino prático em que os alunos executam exercícios de aplicação das matérias sob orientação do docente e elaboram e apresentam trabalhos de revisão relacionados com os temas apresentados nas aulas teóricas Ensino laboratorial em que os alunos se familiarizam com os materiais de colheita de amostra biológica e aprendem a fazer colheitas de sangue venoso. Avaliação contínua durante as aulas práticas e laboratoriais, e realização de exame final escrito.