Disciplina Curricular

Hematologia I Hem-I

Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Deliberação n.º 373/2008

Contextos

Grupo: Deliberação n.º 373/2008 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Na Hematologia I pretende-se que os estudantes compreendam o sangue como um tecido e que conheçam a morfologia, estrutura e funções dos vários elementos das diferentes linhagens sanguíneas. É dado particular ênfase ao processo da hematopoiese ao longo do desenvolvimento humano, às suas condicionantes, às características dos órgãos e tecidos hematopoiéticos, bem como aos diferentes tipos de células formadas. Conceitos básicos de imunohematologia e hemoterapia são discutidos. São também abordados e desenvolvidos conceitos relativos à hemostase. Uma interligação entre conhecimentos teóricos, práticos e laboratoriais é estabelecida, tendo como objetivo a análise das células sanguíneas, do ponto de vista morfológico e funcional, utilizando, para tal, os métodos analíticos adequados e aceites internacionalmente. Algumas hemopatias são também analisadas permitindo avaliar o impacto clínico de algumas alterações das células sanguíneas e seus constituintes. É, também, efetuada uma exploração analítica da hemostase de modo a salientar a importância destes testes laboratoriais na deteção e prevenção de doenças da hemostase.

Programa

O ensino teórico é planificado pelo docente para que a integração dos vários temas da unidade curricular conduza a aumento gradual de conhecimentos dos estudantes e lhes permita uma participação ativa e uma análise crítica dos temas lecionados. São contemplados os seguintes temas: O sangue: composição e funções Hematopoiese embrionária, fetal e pós-natal e órgãos hematopoiéticos Microambiente medular, citocinas, moléculas de adesão celular e células estaminais hematopoiéticas Eritropoiese Eritrócitos: constituição, funções, metabolismo e alterações Hemoglobina: biossíntese e controlo genético. Hemoglobinas normais e anormais Hemólise extravascular e intravascular Granulopoiese Granulócitos: funções, alterações morfológicas e quantitativas Sistema mononuclear fagocitário Linfocitopoiese Linfócitos B, T e NK. Subpopulações de linfócitos T. Alterações morfológicas e quantitativas Sistema linfático Megacariocitopoiese Plaquetas: estrutura, funções, alterações quantitativas e qualitativas Conceitos básicos de imunohematologia e hemoterapia Hemostase primária, coagulação e fibrinólise Controlo de Qualidade em Hematologia Fases pré-analítica, analítica e pós-analítica Erros a que estão sujeitos os resultados do processo analítico Controlo interno de qualidade (CIQ): conceitos, cartas de controlo, regras e interpretação Avaliação Externa da Qualidade (AEQ): conceitos, participação e interpretação dos resultados. Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (PNAEQ) No ensino prático são discutidos os fundamentos das várias técnicas analíticas integradas no plano de estudos da unidade curricular e, mais particularmente, no ensino laboratorial, bem como o interesse dos parâmetros analíticos obtidos. São ainda analisados alguns casos clínicos, com recurso a cálculos, sob orientação do docente. No âmbito do ensino laboratorial, os estudantes executam várias técnicas analíticas nas áreas da hematologia e hemostase, nomeadamente: Determinação da velocidade de sedimentação Contagem de reticulócitos Execução e coloração de esfregaços de sangue Observação microscópica de esfregaços de sangue normais e com alterações. Execução de hemogramas em analisador hematológico automático Identificação e quantificação de hemoglobinas por eletroforese e por HPLC Observação microscópica de medula óssea normal e outros órgãos linfoides Contagem de plaquetas em câmara de Neubauer improved Determinação do tempo de protrombina, do tempo de tromboplastina parcial ativada e do fibrinogénio por método semiautomático. Discussão dos resultados e das unidades a utilizar.

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação de conhecimentos práticos e laboratoriais será efetuada ao longo do período letivo, englobando uma avaliação contínua e uma avaliação por trabalhos, de contributo idêntico para a classificação final. A avaliação contínua terá em consideração a preparação dos trabalhos a realizar, os conhecimentos teóricos e práticos demonstrados, o interesse e a participação, bem como a capacidade de execução experimental, tratamento dos resultados e espírito crítico na sua interpretação. A avaliação por trabalhos incidirá na elaboração de relatórios sobre algumas das técnicas executadas nas aulas laboratoriais e seus resultados. Um exame final escrito incidirá sobre os conteúdos teóricos e práticos lecionados na unidade curricular. A classificação final é a média ponderada da classificação obtida no exame escrito final e no ensino prático/laboratorial. O exame escrito representa 60% da classificação final, contribuindo a apreciação da aprendizagem prática/laboratorial para os restantes 40%.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

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2015/2016 - 1 Semestre