Disciplina Curricular

Parasitologia Clínica PCli

Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Deliberação n.º 373/2008

Contextos

Grupo: Deliberação n.º 373/2008 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Unidade Curricular de Parasitologia Clínica tem como objectivos principais gerais: 1- Dar a conhecer um (novo) conjunto de microrganismos responsáveis por doenças parasitárias, que coexistem, de uma forma dispersa e anacrónica, no universo português e no mundo; 2- Estabelecer uma base razoável de encadeamento, identificar pontes e lacunas, por forma a entender os envolvimentos e constrangimentos que implicam a elaboração de um diagnóstico assertivo; 3- Experimentar e experienciar a capacidade de agregar novas metodologias de trabalho consistentes com o intuito de produzir uma análise focalizada, recorrendo a diferentes recursos, disponíveis de forma gratuita na internet, num exercício que incida sobre esta área integrada de conhecimento; 4- Relacionar a patologia com o agente parasitológico ou ao vector; 5- Entender e integrar a resultante daí derivada: a realidade da prática laboratorial acionada e vinculada aos cenários estabelecidos no dia-a-dia de um profissional em Análises Clínicas. Para atingir tais objetivos, (para algumas as aulas teóricas e laboratoriais), serão convidados médicos e especialistas na área permitindo assim a ponte e o contacto direto com a realidade profissional. Todo o material pedagógico será disponibilizado diretamente aos alunos ou através da plataforma de Moodle da FFUL.

Programa

O conteúdo programático da Unidade Curricular de Parasitologia Clínica engloba as áreas de Entomologia, Protozoologia e Helmintologia. Será dada especial relevância ao diagnóstico clínico, laboratorial, tratamento, profilaxia e prevenção das diferentes parasitoses humanas. A- Introdução à Parasitologia Clínica Enquadramento taxonómico dos parasitas patogénicos para o Homem. Doenças Emergentes e Importadas. Introdução à Entomologia: Estudo dos vectores/Ectoparasitas do Homem mais frequentes. B- Estudo das principais infecções parasitárias, abordando: Epidemiologia, Ciclo de vida do parasita, Clínica/Infeção, Diagnóstico Laboratorial, Tratamento, Profilaxia e Prevenção. Infecções da pele e mucosas Infecções do sistema nervoso: Infecções do sistema cardiovascular: Infecções do sistema digestivo: Infecções do sistema uro-genital: Ensino Prático: Apresentação e Resolução de Casos Clínicos. Segurança e boas práticas. Transporte e manipulação dos produtos/amostras biológicas. Ensino Laboratorial: A- Diagnóstico parasitológico de fezes B- Diagnóstico parasitológico de sangue C- Diagnóstico parasitológico de outros produtos biológicos (urina, biópsias, exsudados, liquido céfalo-raquidiano, etc.) D- Observação e caracterização macroscópica de formas adultas e larvares da Classe Insecta e Arachnida.

Métodos de ensino e avaliação

Para as aulas teóricas e laboratoriais, serão convidados Farmacêuticos, Médicos e Especialistas, permitindo assim a ponte e o contacto direto com a realidade profissional. A Avaliação decorrerá de uma forma contínua, tendo em conta os diferentes componentes, segundo a seguinte fórmula: A Avaliação será efetuada segundo a seguinte fórmula: (50%) Exame final escrito: [componente teórica 50% + componente prática 50%] + (40%) Apresentação oral + (10%) Participação na aula e assiduidade Total=100%, numa escala de 0 a 20 valores.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre