Disciplina Curricular

Imunologia Complementar IC

Mestrado Bolonha em Análises Clínicas - Deliberação n.º 373/2008

Contextos

Grupo: Deliberação n.º 373/2008 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC tem como objetivo geral fazer com que o aluno adquira conhecimentos necessários à compreensão dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta imunológica que conduzem à doença por: défice de resposta (imunodeficiência), exagero ou inadequação (hipersensibilidade), resposta aberrante (síndroma imunoproliferativo e neoplasia) e disfunção (doença autoimune). A UC como está integrada num Mestrado em Análises Clínicas inclui uma componente dedicada a aplicações ao diagnóstico. Deste modo, a UC completa-se com uma forte componente laboratorial sobre conceitos básicos e aplicações clínicas de algumas técnicas imunológicas avançadas. A UC permitirá a aquisição de competências em:1) identificar, interpretar e descrever os mecanismos celulares e moleculares responsáveis pelas alterações da resposta imunológica e suas implicações; 2) interpretar as alterações da resposta imunológica detetadas em amostras biológicas, à luz dos conhecimentos adquiridos na UC.

Programa

Ensino Teórico:  Sistema Imunitário e Resposta Imunitária  O Sistema de Complemento  O Sistema Major de Histocompatibilidade  A Resposta Inflamatória  Imunobiologia dos tumores: (Bio)marcadores tumorais - Clínica e laboratório  Auto-imunidade  Reacções de Hipersensibilidade: Classificação de Gell e Coombs mod. Kay  Imunodeficiências Ensino Prático:  Métodos Laboratorias em Imunologia: métodos de precipitação, RIA, EIA e variantes (ELFA, Western Blot, etc), citometria de fluxo  Identificação de auto-anticorpos  Doenças auto-imunes – Caso prático: Diabetes autoimune/Artrite reumatóide  Identificação de paraproteínas: Importância do doseamento das cadeias leves no Diagnóstico de Mielomas Múltiplos  Marcadores Tumorais: Casos práticos Ensino Laboratorial:  Doseamento das imunoglobulinas: G, A e M  Doseamento de componentes do complemento por ID  Doseamento de biomarcador por ELISA  Doseamento da IgE por ELFA  Tipagem HLA: classe I e II  Imunofenotipagem de sangue periférico: populações linfocitárias B, T e NK.

Métodos de ensino e avaliação

No ensino teórico e utilizando uma metodologia de exposição interativa, são apresentados os conceitos e os conhecimentos associados aos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta imunológica. As aulas Laboratoriais integram e aplicam os conhecimentos adquiridos nas Teóricas e são dedicadas à recolha de informação, análise e discussão de casos clínicos. A avaliação é feita a partir da apresentação oral de um tema, proposto pelos Docentes da UC que inclui a abordagem aos seguintes tópicos: resposta imunológica/disfunção/avaliação laboratorial. O aluno terá 20 minutos para apresentar o tema, o qual será seguido de um período de 10 minutos para discussão. A apresentação oral contribui com 60% para a nota final estando os restantes 40% destinados à avaliação do desempenho demonstrado durante o período de discussão. A avaliação em exame de recurso/melhoria consiste numa prova oral versando todos os conteúdos das aulas teóricas, práticas e laboratoriais. Se o conhecimento prévio que os alunos adquiriram durante a sua pré-graduação na área de imunologia não for considerado suficiente tendo em conta os objetivos da UC, a avaliação proposta poderá passar somente por um exame escrito final. Este exame irá privilegiar as matérias tanto teóricas como práticas e consistirá em perguntas de escolha múltipla e de desenvolvimento de um tema relevante do ponto de vista da imunologia clínico/laboratorial

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre