Disciplina Curricular
Prática e Investigação em Cuidados Farmacêuticos PeIeCF
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção IV
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
São objetivos gerais dotar os estudantes com conhecimentos para a prática de cuidados farmacêuticos (CF), bem como aptidões para desenvolver projetos de investigação para avaliação desta prática. São objetivos de aprendizagem a aquisição dos conceitos basilares à avaliação da necessidade, efetividade e segurança da terapêutica no contexto da prestação de CF. No final desta UC, é expetável que o estudante, perante um caso clínico, consiga identificar problemas relacionados com medicamentos, classificá-los e propor um plano de intervenção em contexto multidisciplinar com vista à otimização da terapêutica. Espera-se que o estudante desenvolva as competências necessárias para que, de forma autónoma supervisionada, consiga: a) desenvolver uma estratégia de pesquisa e análise crítica da literatura; b) concetualizar e redigir um protocolo com as questões para investigação; c) proponha metodologias para responder a essas questões, detalhando os processos de recrutamento e recolha de informação; identificar os indicadores e justificar as opções metodológicas, incluindo os princípios éticos relevantes.
Programa
O curso está dividido em dois grandes módulos, que pretendem facultar, respetivamente, as bases para a prática e as bases para a investigação. Cada módulo está subdividido em diferentes tópicos e incluem as seguintes matérias: 1. Prática de Cuidados Farmacêuticos: a. Enquadramento, conceito, evolução; Problemas Relacionados com Medicamentos; Estabelecimento de objetivos terapêuticos; Plano de intervenção farmacêutica em contexto multidisciplinar. b. Revisão da Medicação; Medicamentos Potencialmente Inadequados; Critérios explícitos e implícitos; Desprescrição. 2. Investigação em Cuidados Farmacêuticos: a. Pesquisa da literatura e avaliação crítica. b. Desenhos de estudo em Cuidados Farmacêuticos. c. Metodologias para recolha de informação: qualitativa, quantitativa e de consenso. d. Análise de dados. e. O desenvolvimento de um protocolo de estudo. f. Escrita científica.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino teórico é estruturado em apresentações de 50 minutos. O material de apoio é facultado previamente para estimular a discussão. O ensino teórico-prático centra-se na aprendizagem presencial recorrendo a análise e discussão de casos clínicos (módulo prática de CF), previamente preparados por: aprendizagem autónoma individual, pesquisa em Pubmed, desenvolvimento de instrumento para recolha de informação, estruturação da base de dados e classificação de modelos de estudo (módulo de investigação de CF). A aprendizagem autónoma será favorecida para a avaliação crítica e formulação de questões para investigação e escrita científica. Será alocado tempo em todas as aulas para a partilha e crítica do protocolo a desenvolver ao longo da UC. As instruções para as aulas serão facultados previamente. A avaliação incluirá uma componente contínua, que considera a assiduidade, pontualidade, participação, desempenho, interesse, demonstração de conhecimentos, e avaliação por trabalhos (um em grupo e outro individual), perfazendo 40% da classificação final. Os restantes 60% resultarão da avaliação de um protocolo de investigação apresentado por escrito no final da UC.