Disciplina Curricular

Biofísica Farmacêutica BF

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > Opção I

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No panorama farmacêutico contemporâneo, compreender a interação entre sistemas biológicos, fenómenos físico-químicos e tecnologia é essencial para o avanço da descoberta e desenvolvimento de medicamentos. O curso de biofísica farmacêutica irá dotar os alunos com ferramentas essenciais para desvendar as complexidades físico-químicas subjacentes aos processos biológicos e o seu impacto na eficácia farmacológica. No final deste curso, os alunos deverão alcançar os seguintes conhecimentos e competências: • Explicar os princípios físico-químicos fundamentais que regem vários processos fisiológicos • Descrever os conceitos, objetivos e aplicações de vários métodos experimentais para caracterizar processos biológicos e farmacológicos • Discutir o papel das membranas biológicas nos mecanismos de ação de fármacos • Analisar criticamente estudos reais e propor estratégias para enfrentar desafios na caracterização e modo de ação de fármacos • Desenvolver estratégias de trabalho colaborativo e fortalecer capacidades de comunicação.

Programa

Esta UC está organizada em 4 módulos (M1-M4) que abordam aspetos essenciais da biofísica farmacêutica: M1. Introdução às Biomembranas O M1 introduz os conceitos fundamentais subjacentes à composição, estrutura e propriedades das membranas biológicas. 1. Introdução à Biofísica Farmacêutica 2. Estrutura e propriedades dos lípidos de membrana 3. Propriedades, dinâmica e organização das membranas 4. Interações proteína-lípido e seu papel na arquitetura e função da membrana M2. Decifrar as Funções Biológicas das Biomembranas O M2 foca-se nos mecanismos que regulam a função celular, incluindo transdução de sinal, comunicação celular e homeostase, e o desenvolvimento de doenças. 1. Transporte de membrana e propriedades eléctricas 2. Trânsito intracelular M3. Metodologias Biofísicas na Inovação Farmacêutica O M3 aborda diversas técnicas biofísicas, identificando as suas aplicações na investigação de fármacos, e no estudo da estrutura e dinâmica membranar. 1. Princípios das Metodologias Biofísicas 2. Técnicas Biofísicas Avançadas para Estudos Estruturais e Dinâmicos 3. Ferramentas computacionais M4. Direcionamento e Veiculação de Medicamentos: Estratégias para ultrapassar as Barreiras Membranares O M4 tem como objetivo examinar os desafios impostos pelas membranas biológicas como barreiras para agentes terapêuticos. 1. Fármacos e membranas como barreiras biológicas 2. Sistemas de veiculação de fármacos baseados em péptidos 3. Sistemas de veiculação de fármacos: lipossomas, nanopartículas e oligonucleótidos 4. Tendências Futuras na Administração de Fármacos Os M3 e M4 incluirão análise de estudos sobre formulações de medicamentos e abordagens inovadoras para superar as barreiras de membrana, integrando perspetivas multidisciplinares.

Métodos de ensino e avaliação

Neste curso serão utilizadas diversas estratégias de ensino, para promover a aprendizagem ativa, o envolvimento e o trabalho colaborativo. As aulas teóricas são concebidas para fornecer uma sólida base teórica, que será complementada por discussões interativas, sessões práticas e palestras com investigadores convidados. As aulas práticas irão oferecer experiência prática na análise de literatura científica, e incluirão apresentações de trabalhos e artigos, e revisão por pares, promovendo o pensamento crítico e competências colaborativas. Avaliação Projeto Final (60%): Desenvolvimento de um projeto que integra conhecimentos adquiridos ao longo do curso, com foco em aplicações reais da biofísica farmacêutica. Avaliação Contínua (40%): • Participação ativa em discussões em sala de aula, nas sessões práticas e palestras de convidados (20%). • Apresentação e discussão crítica de artigos científicos relevantes para os temas do curso (30%). • Seminário (40%): Apresentação do projeto final, demonstrando entendimento e competências de comunicação. • Revisão por pares (10%): Participação em atividades de revisão por pares, promovendo feedback construtivo e colaboração entre os alunos.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre