Disciplina Curricular

Espectrometria de Massa: Aplicação em Ciências Farmacêuticas EdMAeCF

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > Opção I

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Espectrometria de Massa (EM) é uma técnica analítica avançada que nas últimas duas décadas tem progredido rapidamente, permitindo o desenvolvimento de novas aplicações orientadas para áreas de promoção da saúde, entre outras. O principal objetivo desta unidade curricular (UC) é proporcionar um conhecimento mais aprofundado das metodologias de análise por MS nas suas diversas aplicações nas áreas de interesse das Ciências Farmacêuticas. Os conhecimentos básicos sobre a espetrometria de massa foram já previamente adquiridos pelos alunos na UC de Métodos Instrumentais de Análise. No final desta UC o aluno deve ter adquirido conhecimentos e competências sobre: i) Os fundamentos e os princípios comuns do funcionamento dos espectrómetros de massa; ii) As diversas fontes de ionização, analisadores de massa e detetores; iii) Os diferentes modos de aquisição dos espectros; iv) Vantagens e limitações dos diversos equipamentos; v) Tratamento de dados para análise target e non-target; vi) diferentes aplicações da técnica.

Programa

1. Fundamentos de espectrometria de massa. 2. Métodos de ionização: Ionização eletrónica; Ionização química; Ionização por bombardeamento de partículas. Ionização por desorção. Ionização à pressão atmosférica. 3. Tipos de analisadores de massa: quadrupolo, armadilha de iões, tempo-de-voo, orbitrap, transformada de Fourier. Analisadores híbridos. 4. Técnicas hifenadas. Acoplamento às técnicas separativas (LC-MS e GC-MS) e espectrometria de massa tandem. 5. Interpretação do espectro de massa. Regras básicas das fragmentações e rearranjos. 7. Tratamento de resultados referentes à análise de pequenas moléculas: análise qualitativa e quantitativa e escolha do modo de aquisição dos dados. 8. Equipamentos existentes na Rede Nacional de Espectrometria de Massa e as suas aplicações. 9. Outras aplicações da espectrometria de massa: ciências forenses e toxicológicas, proteómica, metabolómica, foodomica e aplicações clínicas.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino teórico é baseado em aulas expositivas e apoiadas em meios textuais e audiovisuais. O ensino prático incluirá seminários, visitas de estudo e aulas práticas focadas na apresentação e discussão de temas relevantes. Será dado enfâse à resolução de casos práticos, e ao treino prático na realização e interpretação de espectros de massa e na utilização de um software para análise qualitativa e quantitativa de dados de espectrometria de massa. A avaliação final é a média ponderada da avaliação contínua distribuída do seguinte modo: assiduidade [10%], participação em aula e fóruns de discussão [10%], apresentação e discussão de temas propostos no decurso das aulas [20%], e de uma avaliação no final da UC que inclui a realização de um mini-teste teórico [30%], e um trabalho individual apresentado oralmente sobre um tema relevante na área [30%]. O estudante será aprovado na unidade curricular se tiver uma classificação igual ou superior a 10 valores.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre