Disciplina Curricular
Farmacoeconomia F
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção III
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos de aprendizagem: A UC tem como objetivos gerais: 1- Desenvolver o conhecimento no domínio da farmacoeconomia; 2- Compreender o papel e a importância das avaliações económicas em saúde; 3- Realizar uma avaliação crítica da informação no domínio da farmacoeconomia; 4- Aplicar métodos de investigação adequados à farmacoeconomia; 5- Facilitar a compreensão dos resultados na avaliação económica. Conhecimentos: No final deste UC, o estudante deverá ter adquirido conhecimentos sobre os princípios farmacoeconómicos, ser capaz de aplicar métodos básicos para realizar avaliações económicas, de avaliar e interpretar os custos e resultados da utilização do medicamento, e de apreciar criticamente os estudos farmacoeconómicos. Competências: No final deste UC, o aluno deverá ter adquirido as competências necessárias para avaliar os princípios farmacoeconómicos e métodos básicos, calcular os custos e consequências da utilização do medicamento, apreciar criticamente conhecimento relevante.
Programa
Os tópicos principais abordados na UC são: • Princípios básicos, definições, desenvolvimento e importância de farmacoeconomia. O quadro regulamentar. • Tipos de custos utilizadas em avaliações económicas. A importância de avaliar os custos. Exemplos de custos utilizados em estudos farmacoeconómicos. • Tipos de consequências utilizadas em avaliações económicas. A importância de avaliar as consequências. Resultados relatados pelos doentes. • Análise de minimização de custos - elementos importantes na análise e aplicação. Interpretação dos resultados. • Análise custo-eficácia - elementos importantes na análise e aplicação. Interpretação dos resultados. • Análise custo-utilidade - elementos importantes na análise e aplicação. Interpretação dos resultados. • Análise custo-benefício - elementos importantes na análise e aplicação. Interpretação dos resultados. • Modelos matemáticos utilizados em avaliações económicas - árvore de decisão e modelo Markov. • Avaliações económicas em saúde. Acesso ao mercado na indústria farmacêutica. • Reembolso de medicamento. Listas de medicamentos positivas e negativas.
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas utilizam-se os seguintes métodos de ensino: aprendizado baseado em palestras, leitura autoguiada e audiovisuais. Nas aulas práticas utilizam-se os seguintes métodos de ensino: aprendizado baseado em palestras, aprendizagem baseada em problemas, grupos de discussão, e pratique fazendo. A Avaliação decorrerá de uma forma contínua tendo em conta os diferentes componentes (assiduidade, participação nas aulas, exercícios práticos, trabalhos individuais, mini-testes, e resolução de casos práticos). Diferentes instrumentos de avaliação permitem determinar o nível de desempenho dos estudantes. A classificação final será calculada segundo a fórmula: (60%) Exame final escrito + (40%) Aulas teóricas e práticas. Total=100%, numa escala de 0 a 20 valores.