Disciplina Curricular

Farmacoepidemiologia e Avaliação de Tecnologias de Saúde FeAdTdS

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção IV

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular de Farmacoepidemiologia e Avaliação de Tecnologias de Saúde tem como objetivo promover e desenvolver competências no âmbito do raciocínio epidemiológico decorrente da utilização do medicamento em contexto real na população, bem como compreender conceitos gerais da Avaliação de Tecnologias de Saúde. No final desta unidade curricular, pretende-se que os alunos sejam capazes de: i) conhecer os conceitos, desenhos de estudo e metodologias utilizados em farmacoepidemiologia na geração de evidência da utilização dos medicamentos em contexto real, ii) compreender os viés e outras fontes de erro que podem ocorrer nos estudos com recurso a real-world data e identificar e implementar estratégias que os possam prevenir, iii) perceber os conceitos fundamentais e os métodos de avaliação e análise da evidência necessária à tomada de decisão de utilização e financiamento dos medicamentos na União Europeia e, mais concretamente, em Portugal.

Programa

Introdução à Farmacoepidemiologia e Avaliação de Tecnologias de Saúde: perspectiva histórica, contexto e desafios atuais. § Fontes de informação primárias (e.g. ensaios clínicos aleatorizados, administração de questionários na rotina da prática clínica) e secundárias (e.g. registos, bases de dados administrativas e clínicas de saúde, big data). Determinantes de qualidade, vantagens e limitações. § Selecção do desenho de estudo, fontes de viés e confundimento e estratégias de prevenção e controlo. Avaliação da causalidade e medidas de associação. Avaliação da exposição, outcomes e variáveis de confudimento – desafios dos estudos realizados no contexto real de utilização de medicamentos. § Estudos de utilização de medicamentos. Metodologias, sistemas de classificação e unidades de medida. § Envolvimento dos doentes e contributo dos dados gerados pelos doentes (e.g. patient reported outcomes (PRO), patient preferences, social media, mobile-health (m-health)) no processo de tomada de decisão na avaliação da relação benefíciorisco dos medicamentos e nas agências de tecnologias de saúde/pagadores. Desafios atuais e perspetivas futuras. § Estudos de efectividade comparativa. § O contributo dos real-word evidence (RWE) studies para os reguladores, indústria farmacêutica e agências de tecnologias de saúde/pagadores. § Príncipios básicos e roadmap da avaliação de tecnologias de saúde. Escolhas e decisões sobre diferentes opções e perspetivas. § Conceitos fundamentais da Avaliação de Tecnologias de Saúde. Valor terapêutico acrescentado e avalaição económica. Definições, metodologias e aplicação. § Avaliação de tecnologias de saúde na União Europeia – o projeto EUnetHTA. Organização e harmonização de metodologias.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino/aprendizagem processa-se através da integração de: a) ensino teórico: apresentação pelos docentes e convidados provenientes de diferentes stakeholders relevantes onde os alunos são estimulados a participar e b) ensino teórico-prático: discussão de case studies/análise crítica de artigos científicos (e.g. recurso a metodologias de problem-based learning) e elaboração de um protocolo de investigação a uma questão real no domínio da relação benefício-risco ou de suporte à avaliação de tecnologias de saúde de um medicamento (metodologia de project-based learning) que será apresentado e discutido oralmente pelos alunos. Na componente teórico-prática, a avaliação da aprendizagem é contínua através do acompanhamento do progresso de conhecimentos e competências adquiridos pelo aluno, considerando a assistência às aulas e o projeto apresentado (trabalho de grupo), cujo feedback do docente é disponibilizado quer de forma oral, quer de forma escrita através de modelo estruturado. O exame final escrito tem a contribuição de 60% para a nota final e o ensino prático contribui com 40% da nota final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre