Disciplina Curricular

Neurobiologia Neuro

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção III

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos deverão conseguir adquiri a capacidade para identificar as várias células que constituem o tecido nervoso, conhecer a sua origem embriológica, as suas funções e a relevância para a funcionalidade integrada do sistema nervoso, bem como de que forma este se encontra organizado. Os estudantes deverão ser capazes de reconhecer os principais mecanismos associados à neurodegeneração, comuns a várias doenças neurodegenerativas e neurológicas, bem como algumas alterações relacionadas com o envelhecimento que poderão culminar em demência. Os alunos deverão apreender os fundamentos associados ao desenvolvimento, adaptação e plasticidade do sistema nervoso, integrando os conhecimentos adquiridos da funcionalidade celular com os mecanismos de função mais complexos, como os relacionados com a formação e processamento da memória e os mecanismos neurobiológicos da visão, do olfato e da audição, e algumas patologias decorrentes da sua disfunção. As aptidões desenvolvidas pelos estudantes permitirão uma compreensão mais profunda e alargada da ação terapêutica dos agentes farmacológicos ao nível do sistema nervoso.

Programa

O programa compreende três módulos: o primeiro módulo aborda os estádios embrionários de formação do sistema nervoso central, a sua organização anatómica e histológica, a estrutura, ultra-estrutura e funcionamento do neurónio, a medição e avaliação das propriedades elétricas da membrana, a transmissão sináptica, a receção e transdução de sinal intracelular e a inativação do sinal, as células da glia- oligodendrócitos, células ependimárias, da microglia e astrócitos- e a sua relevância para os mecanismos normais e patológicos do sistema nervoso central. O segundo módulo foca alguns mecanismos que estão na base da patogénese de algumas doenças neurológicas, nomeadamente os papéis da apoptose nas doenças neurodegenerativas, da geração de radicais livres de oxigénio na destruição neuronal, da idade e diferenciação celulares na neurotoxicidade, da neuroinflamação, e a demência e envelhecimento. O terceiro módulo versa o desenvolvimento e modificação cerebral, a formação e processamento de algumas sensações, a formação de circuitos neurais, aprendizagem e memória, os mecanismos neurobiológicos da visão, do olfato e da audição, e algumas das suas disfunções. Os conteúdos programáticos da unidade curricular abrangem todos os aspetos mais relevantes da neurobiologia (celulares, moleculares, estruturais e funcionais) levando os alunos a construir e consolidar as suas aptidões partindo dos conhecimentos ao nível celular, passando pela integração funcional das células nervosas para construir circuitos complexos até às alterações que conduzem a disfuncionalidade e degeneração. Assim, os conteúdos programáticos dos tópicos focados são totalmente coerentes com os objetivos propostos para a unidade curricular que, de forma resumida, pretendem implementar o conhecimento básico da estrutura e funcionamento do sistema nervoso, com particular enfase nos mecanismos neurobiológicos normais e disfuncionais, fornecendo as bases para uma melhor compreensão de várias unidades curriculares subsequentes do Mestrado Integrado que focam aspetos farmacológicos dirigidos às doenças neurodegenerativas e neurológicas no contexto das Ciências Farmacêuticas.

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular compreende Aulas Teóricas e Aulas Práticas. As Aulas Teóricas são de caráter mais expositivo, fornecendo os conhecimentos básicos para a compreensão do conteúdo programático, sendo concebidas de forma a orientar, guiar e estimular o estudante para uma aprendizagem independente. O número reduzido de alunos permito à unidade curricular facilita a intervenção dos alunos na discussão dos conceitos apresentados, para uma melhor compreensão. O ensino teórico é consolidado pelo componente Prático, onde se reforçam os conhecimentos teóricos, quer recorrendo a novas tecnologias informáticas e à discussão orientada de temas associados a doenças nervosas. A apreciação do progresso dos alunos é baseada na avaliação formativa e sumativa. A classificação final é atribuída com base num exame teórico de 2 horas, o qual pode ser substituído por 2 testes de frequência, com uma ponderação total de 60% na nota final. A avaliação prática realiza-se de forma contínua, sendo considerada a apresentação oral de um tema escolhido pelos alunos, versando uma doença neurológica ou neurodegenerativa, tendo um peso de 40% na nota final, atribuída numa escala de 20 valores. A metodologia de ensino utilizada pressupõe um primeiro contato dos estudantes com a matéria a ser lecionada, através das Aulas Teóricas, onde os conceitos fundamentais são apresentados. O estímulo à discussão dos novos conceitos ao longo das aulas, possibilitando a integração de um ensino mais dirigido, complementando com uma vertente mais tutorial, que considera as dificuldades de aprendizagem, com um ensino tradicionalmente expositivo estimula e facilita a compreensão dos conceitos introduzidos. A apresentação sequencial das matérias, partindo dos aspetos mais simples, a nível celular, e integrando-os para alcançar os mais complexos que agregam o funcionamento das vias e circuitos neuronais, proporciona um carater de aprendizagem cumulativo, integrativo e evolutivo, em que a autoaprendizagem e espirito crítico são igualmente estimulados e valorizados. A utilização das tecnologias informáticas nas aulas práticas, onde também participam neurocientistas, especialistas em vários pontos do conteúdo programático, associada à apresentação e discussão dos temas propostos pelos alunos, reforça a capacidade dos estudantes para reconhecer e compreender as relações entre as funções celulares particulares e o seu desempenho integrado no sistema nervoso.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre