Disciplina Curricular

Anatomia Humana AHuma

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso de Anatomia Humana tem como principal objetivo o ensino/aprendizagem da constituição e estrutura do corpo humano, organizado por sistemas. É usada uma abordagem funcional, para que o estudante seja capaz de estabelecer a relação entre estrutura e função, e de orientação aplicada através da apresentação de exemplos de patologias e aplicações relevantes, de forma a promover a compreensão da importância da Anatomia no contexto das Ciências Farmacêuticas. No final da unidade curricular, o estudante deve ficar a conhecer as principais características dos sistemas locomotor, cardiovascular, linfático, respiratório, digestivo, reprodutor, urinário, nervoso e endócrino, bem como dos órgãos dos sentidos, e respetiva terminologia anatómica. Ao estimular o estudo individual e a autoaprendizagem, bem como o trabalho em equipa, a capacidade de fazer pesquisa, organizar informação e proceder à sua comunicação, o estudante deve também desenvolver competências transversais (soft skills) relevantes para o exercício da atividade profissional.

Programa

A unidade curricular tem início com a introdução ao estudo do Corpo Humano. Prossegue com o estudo do sistema locomotor, com base na descrição dos ossos do esqueleto axial e apendicular, articulações e músculos representativos. O tópico seguinte compreende o estudo dos sistemas do corpo: cardiovascular (coração, sistema cardionector, pericárdio e vasos sanguíneos); linfático (organização, órgãos e principais vasos de drenagem linfática); respiratório (vias aéreas e pulmões, pleura e mecânica respiratória); digestivo (tubo digestivo e órgãos anexos) e peritoneu; urinário (rins e trato urinário) e reprodutores masculino e feminino (gónadas, canais, glândulas acessórias e estruturas perineais). O programa termina com a descrição dos sistemas responsáveis pela coordenação e controle das atividades de todo o organismo: o sistema nervoso (central e periférico), os órgãos dos sentidos e o sistema endócrino (glândulas e tecidos endócrinos).

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas destinam-se à apresentação dos conteúdos, de forma expositiva e suportada por imagens e esquemas relevantes para a compreensão da Anatomia. As aulas práticas são centradas no estudante e destinam-se a promover a integração e sedimentação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Os estudantes, organizados em grupos, fazem pequenas apresentações orais e um e-poster sobre conceitos anatómicos e aplicações no contexto das Ciências Farmacêuticas, e preparam perguntas para um quiz realizado online e de forma interativa na última aula prática. De forma individual, os estudantes respondem a mini-testes escritos. A avaliação prática resulta da classificação obtida nas apresentações orais, e-posters, mini-testes, assiduidade e contribuição para o quiz final. Esta metodologia promove a aprendizagem contínua e estimula a participação dos alunos nas aulas, bem como a interação entre eles. A avaliação global é feita com base num exame final escrito, composto por questões de escolha múltipla. A classificação final resulta da nota prática (40%) e teórica (60%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre