Disciplina Curricular
Química Geral QGera
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Química Geral é uma unidade curricular (UC) basilar que pretende ministrar aos alunos os conhecimentos fundamentais de química ao nível da estrutura atómica e molecular, ligação química e reatividade, em estruturas orgânicas e inorgânicas. Esta UC constitui um suporte pedagógico indispensável para a consolidação e desenvolvimento de conhecimentos e competências que permitam ao aluno uma adequada progressão em áreas do saber ligadas à química. Pretende-se que os alunos sejam capazes de: - sistematizar e relacionar conceitos; - resolver problemas relacionados com os temas abordados, com base nos conhecimentos adquiridos; - interpretar resultados com espírito crítico; - adaptar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Programa
Estrutura atómica e modelos atómicos. Equação de Schrödinger. Ligação química: iónica e covalente; teoria das orbitais moleculares e da ligação de valência; geometria molecular e hibridação de orbitais atómicas. Cinética química. Unidades de concentração em Soluções. Tabela Periódica. Nomenclatura e formulação de compostos inorgânicos. Reações de oxidação-redução em solução aquosa. Moléculas Orgânicas. Estruturas de Lewis. Momento dipolar molecular. Cargas formais. Projeções de Newman e de Fisher. Ressonância. Principais grupos funcionais. Estereoquímica. Isomerismo. Isómeros constitucionais e estereoisómeros. Isomerismo cis-trans. Sistema (E)-(Z). Enantiomerismo. Quiralidade. Atividade ótica. Sistema (R)-(S). Compostos meso. Estereoisomerismo em compostos cíclicos
Métodos de ensino e avaliação
Metodologia de ensino Os conteúdos programáticos são abordados pelos docentes nas aulas teóricas, enfatizando-se os conceitos básicos da química geral. Nas aulas práticas são resolvidos exercícios com base nas matérias ministradas nas aulas teóricas. Nas aulas laboratoriais os alunos executam trabalhos relacionados com alguns dos temas lecionados no ensino teórico. Avaliação Exame escrito, no final do semestre ou em alternativa, realização de duas frequências ao longo do semestre. Na última opção o aluno só será admitido à segunda frequência se obtiver uma classificação mínima de 9,5 valores na primeira frequência. Avaliação contínua nas aulas práticas (aspetos importantes considerados: assiduidade, resolução correta dos problemas, compreensão da teoria). Avaliação contínua nas aulas laboratoriais (aspetos importantes considerados: assiduidade, a preparação prévia do trabalho laboratorial e os conhecimentos demonstrados, o desempenho no laboratório, a capacidade de análise dos resultados).