Disciplina Curricular
Química Geral QGera
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Química Geral é uma unidade curricular (UC) basilar, cujo objetivo é fornecer uma base sólida de conhecimentos fundamentais na área da química nomeadamente ao nível da estrutura atómica e molecular, ligação química e reatividade, em estruturas orgânicas e inorgânicas. Esta UC desempenha um papel pedagógico essencial ao proporcionar uma base sólida para a uniformização e consolidação de conhecimentos fundamentais em química. Além disso, visa a sistematização de conceitos e a divulgação de conhecimentos avançados em várias áreas da química, buscando estabelecer conexões, sempre que possível, com a prática farmacêutica. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam: - Sistematizar e estabelecer relações entre conceitos, promovendo uma compreensão ampla e integrada dos temas abordados. - Resolver problemas relacionados com os conteúdos estudados, utilizando os conhecimentos adquiridos de forma eficiente e aplicada. - Interpretar resultados de forma crítica, analisando-os cuidadosamente e avaliando as suas implicações e limitações. - Adaptar os conhecimentos adquiridos a novas situações, demonstrando flexibilidade e capacidade de aplicação em contextos diversos. - Complementar e consolidar os temas lecionados ou adquirir novos conhecimentos, utilizando recursos como material bibliográfico, bases de dados e informações disponíveis na Internet, entre outros.
Programa
A UC está dividida em 9 temas, de acordo com o seguinte programa: Estrutura atómica e modelos atómicos. Equação de Schrödinger. Ligação química: iónica e covalente; teoria das orbitais moleculares e da ligação de valência; geometria molecular e hibridação de orbitais atómicas. Unidades de concentração em Soluções. Tabela Periódica. Nomenclatura e formulação de compostos inorgânicos. Reações de oxidação-redução em solução aquosa. Moléculas Orgânicas. Estruturas de Lewis. Momento dipolar molecular. Cargas formais. Projeções de Newman e de Fisher. Ressonância. Principais grupos funcionais. Estereoquímica. Isomerismo. Isómeros constitucionais e estereoisómeros. Isomerismo cis-trans. Sistema (E)-(Z). Enantiomerismo. Quiralidade. Atividade ótica. Sistema (R)-(S). Compostos meso. Estereoisomerismo em compostos cíclicos As aulas práticas destinam-se à realização de problemas relacionados com os conceitos ministrados nas aulas teóricas, que serão disponibilizados aos estudantes na plataforma de e-learning. As aulas laboratoriais estão destinadas à execução de um conjunto de 6 trabalhos, relacionados com as diferentes matérias abordadas no programa teórico. Cada aula laboratorial (semanal) terá a duração de 3 horas e os estudantes distribuem-se em 8 grupos de 2 elementos. O material de apoio às aulas laboratoriais, assim como regras de funcionamento dos espaços, serão disponibilizados no início do semestre na plataforma de e-learning.
Métodos de ensino e avaliação
A. Ensino Teórico A componente teórica será objeto de avaliação que pode ter duas modalidades. I- Realização de duas frequências: • A 1.ª frequência realizar-se-á numa data a divulgar no início do semestre. • A 2.ª frequência realizar-se-á durante a Época Normal. • A segunda frequência só pode ser realizada se o estudante tiver obtido pelo menos 10 valores na primeira. • A classificação final da componente teórica corresponde à média das duas frequências. . II- Exame escrito, a ser realizado no final do semestre; B. Ensino Prático A avaliação da aprendizagem será efetuada através da realização de um exame final que integra os conteúdos abordados no ensino prático. C. Ensino Laboratorial A componente laboratorial será avaliada em duas vertentes: • Avaliação contínua: Avalia o desempenho do estudante em laboratório, incluindo a preparação do caderno de laboratório, conhecimentos adquiridos, respostas às questões, empenho e atitude durante as aulas. Esta vertente contribui com 50% para a classificação final laboratorial. • Teste escrito: Um teste escrito no final das aulas laboratoriais (data a agendar), que contribui com 50% para a classificação final laboratorial. Só poderão realizar as avaliações teóricas os estudantes com classificação laboratorial superior a 10 valores. A média global da avaliação teórica e laboratorial só será calculada se a classificação da componente teórica for igual ou superior a 9,5 valores. Classificação Final da Unidade Curricular é o resultado da classificação obtida no exame teórico (70%) e a classificação obtida na componente laboratorial (30%).