Disciplina Curricular
Bioquímica I Bioqui-I
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade curricular (UC) de Bioquímica I visa a integração de conhecimentos de modo que o aluno desenvolva interesses, aptidões e competências para: i) explicar os processos anabólicos e catabólicos que fundamentam o metabolismo celular; ii) indicar mecanismos de regulação; iii) caracterizar os fundamentos químicos, a estrutura e função das macromoléculas e pequenas moléculas e iv) analisar exemplos de mecanismos de doença e de alvos terapêuticos. Esta UC promove o aprofundamento dos conhecimentos fundamentais sobre o Metabolismo Humano (de Proteínas, Glúcidos, Lípidos) permitindo ao aluno entender de que modo fatores genéticos e não-genéticos (ex: agentes patogénicos e fármacos) podem contribuir para a alteração e restabelecimento da homeostase metabólica. A vertente teórica da UC, irá contribuir para o estudo integrado dos mecanismos bioquímicos reguladores do metabolismo intermediário, ocorrendo em diferentes compartimentos celulares e envolvendo órgãos ou tecidos específicos. A vertente laboratorial acompanha o programa do ensino teórico e permitirá ao aluno adquirir as competências necessárias na utilização de técnicas experimentais para análise qualitativa e quantitativa de macromoléculas e metabolitos e para o estudo de processos metabólicos vitais (ex: respiração celular e bioenergética).
Programa
ENSINO TEÓRICO Metabolismo e Homeostasia Celular. Bioenergética: Anabolismo/Catabolismo; Moléculas envolvidas na transferência de energia. Aminoácidos e Péptidos: Propriedades químicas e estruturais; Ligação peptídica. Proteínas: Estrutura; Folding; Modificações pós-tradução; Função; Isolamento e purificação. Enzimas: Mecanismos de catálise; Cinética; Inibidores/Ativadores; Regulação; Determinação da atividade enzimática. Glúcidos: Estrutura e Classificação; Propriedades químicas; Metabolismo (Glicólise; Gluconeogénese; Ciclo de Krebs; Glicogénese/Glicogenólise; Via das Pentoses Fosfato). Fosforilação oxidativa: Cadeia respiratória; Síntese de ATP. Lípidos: Estrutura e classificação; Propriedades; Absorção; Mobilização e Transporte; Oxidação de ácidos gordos; Cetogénese; Biossíntese de ácidos gordos e colesterol. Aminoácidos: Precursores metabólicos; Absorção; Metabolismo (Transaminação; Desaminação oxidativa; Ciclo da Ureia; Catabolismo do esqueleto carbonado); Síntese de Metabolitos Azotados; Biossíntese de Aminoácidos e compostos bioativos. Nucleótidos: Biossíntese; Degradação; Interconversão. Metabolismo de Fármacos. Metabolismo e Patologia: Biomarcadores. Metabolismo mitocondrial e mecanismos de doença (ex. célula tumoral); Doenças Hereditárias do Metabolismo e Metabolómica (ex. aminoacidopatias). Integração das Vias Metabólicas. ENSINO LABORATORIAL Aminoácidos: Separação e cromatografia (TLC). Proteínas: Métodos de quantificação; Separação por cromatografia de exclusão molecular. Enzimas: Atividade da desidrogenase alcoólica, parâmetros cinéticos e estudo do efeito de inibidores. Glúcidos: Reações de identificação. Fosforilação oxidativa: Elétrodo de Clark, consumo de Oxigénio e estados respiratórios. Metabolismo Energético: Resolução de exercícios.
Métodos de ensino e avaliação
O plano de ensino compreende aulas teóricas de 1 hora, duas vezes por semana, uma aula laboratorial semanal de 3 horas, acompanhamento tutorial e apoio sustentado permanente com conteúdos atualizados em plataforma digital. A avaliação final resulta da média ponderada entre o exame escrito, que avalia os conhecimentos do ensino teórico (65%) e que deverá ser ≥9,5 valores, e a avaliação laboratorial (35%). Para ser admitido ao exame final o aluno deverá frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas laboratoriais lecionadas. Na componente laboratorial os conhecimentos adquiridos são avaliados de forma contínua tendo em conta: a preparação dos trabalhos experimentais a realizar; organização do caderno de laboratório (instruções dadas pelos docentes); execução experimental; interesse e participação nas aulas laboratoriais. Os vários elementos para avaliação laboratorial incluem: a) Assiduidade e material exigido para as aulas (ex: caderno e bata); b) Trabalho prático e laboratorial (desempenho experimental; respostas a questões nas aulas; adesão aos desafios propostos; resolução dos exercícios); c) Apresentação de trabalhos; d) Caderno de laboratório e e) Questionários ou mini-testes. A ponderação relativa de cada parâmetro é fornecida ao aluno no início do semestre.