Disciplina Curricular
Bioquímica I Bioqui-I
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular (UC) Bioquímica I tem como objetivos a compreensão dos processos anabólicos e catabólicos que constituem o metabolismo celular, a sua inter-relação e regulação e o conhecimento químico/estrutural/funcional das macromoléculas (ex: proteínas) e pequenas moléculas (ex: glúcidos e lípidos) intervenientes naqueles processos. Os conhecimentos adquiridos irão permitir aos alunos, ao longo da sua formação no MICF, entender de que modo fatores genéticos e não-genéticos (ex: agentes patogénicos e fármacos) podem contribuir para a alteração da homeostase metabólica e quais as vias que permitem o seu restabelecimento. A UC é constituída pelas vertentes teórica e laboratorial, que se complementam entre si. Na componente teórica o aluno irá adquirir uma visão integrada dos mecanismos bioquímicos, em especial do metabolismo intermediário, e das moléculas intervenientes. A vertente laboratorial acompanha o programa do ensino teórico e permitirá o aluno a adquirir as competências necessárias na utilização de técnicas para análise qualitativa e quantitativa de macromoléculas e metabolitos e para o estudo de processos metabólicos (ex: respiração celular).
Programa
E. Teórico Metabolismo e Homeostasia Celular. Aminoácidos e Péptidos: Propriedades Químicas e Estruturais; a Ligação Peptídica. Proteínas: Estrutura; Folding; Modificações pós-tradução; Função; Isolamento e Purificação. Enzimas: Mecanismos de catálise; Cinética; Inibidores/Ativadores; Regulação; Determinação da Atividade Enzimática. Bioenergética: Anabolismo/Catabolismo; Moléculas envolvidas na Transferência de energia. Glúcidos: Estrutura e Classificação; Propriedades Químicas; Metabolismo (Glicólise; Gluconeogénese; Ciclo de Krebs; Glicogénese/Glicogenólise; Ciclo Pentoses Fosfato). Fosforilação oxidativa: Cadeia respiratória; Síntese de ATP. Lípidos: Estrutura e Classificação; Propriedades; Absorção; Mobilização e Transporte; Metabolismo (Oxidação de Ácidos Gordos; Síntese de Corpos Cetónicos; Biossíntese de Ácidos Gordos e Colesterol). Nucleótidos: Biossíntese; Degradação; Interconversão. Aminoácidos: Absorção; Metabolismo (Transaminação/Desaminação Oxidativa; Ciclo da Ureia; Destino do Esqueleto Carbonado); Síntese de Metabolitos Azotados; Biossíntese de Aminoácidos. Metabolismo de Fármacos. Metabolismo e Patologia: Doenças Genéticas (Doenças Hereditárias do Metabolismo); Cancro. Integração das Vias Metabólicas E. Laboratorial Aminoácidos: Separação (TLC). Proteínas: Quantificação; Separação (SEC). Enzimas: Atividade da desidrogenase alcoólica e parâmetros cinéticos. Glúcidos: Reações de identificação. Fosforilação oxidativa: Elétrodo de Clark e consumo de Oxigénio. Metabolismo Energético: Resolução de exercícios
Métodos de ensino e avaliação
São ministradas aulas teóricas de 1 hora, duas vezes por semana, e uma aula laboratorial de 3 horas, por semana, nas quais os alunos têm a oportunidade de utilizar técnicas atuais de bioquímica. A avaliação final resulta da média ponderada entre o exame escrito, que avalia os conhecimentos do ensino teórico (65%) e que deverá ser ≥9,5 valores, e a avaliação laboratorial (35%). Para poderem efetuar o exame final os alunos terão de frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas laboratoriais lecionadas. Na componente laboratorial os conhecimentos adquiridos são avaliados de forma contínua tendo em conta: a preparação dos trabalhos experimentais a realizar; organização do caderno de laboratório (instruções dadas pelos docentes); execução experimental; interesse e participação nas aulas laboratoriais. Os vários elementos para avaliação laboratorial incluem: a) Assiduidade e material exigido para as aulas (ex: caderno e bata); b) Trabalho prático e laboratorial (desempenho experimental; respostas a questões nas aulas, etc); c) Apresentação de trabalhos; d) Caderno de laboratório (introdução teórica; registo/análise dos dados experimentais, etc); e e) Resposta a questionários. A ponderação de cada parâmetro é fornecida ao aluno no início do semestre (laboratório).