Disciplina Curricular

Histologia e Embriologia HEmbr

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes deverão adquirir a capacidade para identificar e reconhecer a composição e organização microscópica dos tecidos básicos do organismo humano, as suas funções, inter-relações e como eles se integram na formação de órgãos e sistemas. Deverão conhecer o arranjo estrutural, a morfologia, a composição celular e sub-celular dos órgãos do corpo humano e de cada um dos sistemas principais, integrando os conhecimentos anatómicos e relacionando-os com as funções que desempenham. Os alunos deverão ser capazes de descrever a origem embriológica e a formação normal dos tecidos e órgão humanos bem como as principais características e consequências de algumas malformações congénitas. Os estudantes deverão ganhar bases de conhecimento necessárias para o estudo da fisiologia humana, fisiopatologia, farmacologia, hematologia, toxicologia, farmacoterapia e bioquímica clínica. Os alunos deverão igualmente desenvolver e melhorar as suas capacidades de autoestudo e comunicação.

Programa

O Curso de Histologia e Embriologia encontra-se dividido em três Módulos: o primeiro Módulo fornece uma introdução à organização celular e aos tipos básicos de tecidos (Histologia Geral: Epitélio, Tecido Conjuntivo, Cartilagem, Osso e Desenvolvimento Ósseo, Tecido Muscular, Tecido Nervoso). No segundo apresenta-se em maior detalhe a constituição dos órgãos e sistemas a nível celular e tecidular (Histologia Especial: Pele, Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Imunitário, Endócrino, Urinário, Digestivo e Glândulas Anexas, Reprodutores Masculino e Feminino). Estes assuntos são complementados com exemplos das doenças mais comuns destes sistemas, numa base histopatológica. O último Módulo, Embriologia, apresenta ao aluno o desenvolvimento humano normal e algumas malformações congénitas comuns (Fertilização e Implantação, Desenvolvimento Inicial, Formação dos Folhetos Germinativos, Placenta e Membranas Extra-embrionárias, Manipulação da Reprodução Humana e Anomalias do Desenvolvimento).

Métodos de ensino e avaliação

A UC compreende Aulas Teóricas e Práticas. As primeiras são de caráter expositivo, fornecendo os conhecimentos básicos para a compreensão do conteúdo programático, concebidas de forma a orientar, guiar e estimular o estudante para uma aprendizagem independente. O ensino Prático consolida o teórico, proporcionando ao aluno a competência para identificar tecidos e tipos celulares dos órgãos e sistemas do corpo humano, através da observação ao microscópio ótico de preparações histológicas, suportada pelos recursos didáticos fornecidos. A apreciação do progresso dos alunos é baseada na avaliação formativa e sumativa. A avaliação contínua consiste na apresentação, pelos alunos, de preparações histológicas selecionadas de entre as previamente observadas na aula. Os alunos podem optar por um exame prático final em substituição do modelo de avaliação contínua. A classificação final baseia-se num exame teórico de 2 horas (ponderação de 60%) e na avaliação prática contínua (ponderação de 40%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre