Disciplina Curricular

História da Farmácia e da Terapêutica HFTer

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Espera-se que ao obter a aprovação na disciplina, o aluno a) Adquira uma visão diacrónica e de conjunto da evolução da profissão e das ciências farmacêuticas na dinâmica das sociedades humanas; b) Conheça as principais ideias científicas e técnicas envolvidas no conhecimento, produção e uso de medicamentos nos diferentes períodos históricos; c) Seja capaz de contextualizar essas ideias no âmbito mais geral da história do pensamento filosófico e científico; d) Entenda a dinâmica da profissão e das ciências farmacêuticas no contexto das transformações sociais, económicas, políticas, religiosas e na evolução das crenças terapêuticas; e) Entenda a dinâmica das interações entre a Farmácia e as restantes ciências e profissões da Saúde; c) Seja capaz de entender a importância de aplicar alguns dos conceitos aprendidos para uma melhor compreensão do papel dos profissionais de saúde nas sociedades modernas.

Programa

A Farmácia e o Medicamento na dinâmica das sociedades humanas. História das ideias científicas e técnicas na Medicina e na Farmácia. Aspetos económicos e sociais. História social das profissões de saúde. Principais desenvolvimentos internacionais e em Portugal. Antiguidade. Culto de Asclépio. Teoria dos Humores. Hipócrates. Aristóteles. Medicina greco-romana. Dioscórides. Galeno. Do Islão ao Renascimento. Mundo árabe e Ocidente cristão. Farmácia conventual, universidades e separação das profissões médicas. Renascimento e Expansão. Humanismo Médico. Drogas asiáticas e americanas. Paracelso. Da Revolução Científica ao Iluminismo. Iatroquímica, Iatromecânica e Animismo. Boerhaave. Farmácia Contemporânea. Paradigma médico-laboratorial. Medicina hospitalar e laboratorial. Química, Biologia e Farmacologia. Indústria farmacêutica. Noções gerais sobre o conhecimento e pesquisa científica. Epistemologia e validade da ciência. Organização social da ciência e validação do conhecimento.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino da disciplina passa pelo ensino teórico expositivo e por uma componente prática. No curso prático proceder-se-á ao estudo de temas mais específicos, assente na apresentação e discussão de comentários de textos selecionados, por grupos de alunos. O curso prático não corresponde à execução de um programa baseado numa sucessão de conhecimentos concretos a adquirir, mas antes numa série de processos cognitivo-metodológicos aplicados aos conteúdos temáticos do curso teórico. Os temas e a correspondente bibliografia de base para as discussões de grupo, debates e trabalhos são distribuídos no início do curso. Estimula-se a realização de pesquisas bibliográficas adicionais. Metodologia de avaliação Classificação teórica: Classificação obtida no exame final. Classificação prática: nota prática Classificação final: 80% teórico – 20% prática

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre