Disciplina Curricular
História da Farmácia e da Terapêutica HFTer
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta unidade curricular o estudante deverá: a) Adquirir uma visão diacrónica da evolução histórica da profissão farmacêutica e da história da terapêutica b) Conhecer a história das principais ideias científicas ligadas à produção de medicamentos e ao seu uso terapêutico c) Situar a História da Farmácia no âmbito da história da ciência, em particular a sua relação com a história das ciências médicas, químicas e biológicas d) Compreender a evolução da relação entre a farmácia e as sociedades humanas, e entre a profissão farmacêutica e as restantes profissões de saúde
Programa
Marcos históricos da Farmácia e da Terapêutica (internacionais e em Portugal). História das principais ideias científicas subjacentes à terapêutica e à produção de medicamentos. Evolução socioprofissional da Farmácia: sua relação com a sociedade e com as outras profissões da área da saúde. Medicina e Farmácia nas sociedades pré-urbanas e urbanas arcaicas. Medicina e Farmácia na Antiguidade Clássica: Hipócrates, Galeno e a Teoria Humoral. O mundo árabe e o seu contributo para a Farmácia. A Farmácia no Ocidente Cristão. A Farmácia no Renascimento. As doutrinas de Paracelso e a química farmacêutica. A expansão marítima europeia e a disseminação de novos produtos medicinais. Matéria médica e farmácia nos séculos XVII e XVIII. Os remédios secretos. Desenvolvimento da literatura farmacêutica: Farmacopeias e formulários medicamentosos. Ascensão socioprofissional dos farmacêuticos no século XIX: associativismo e ensino farmacêutico. O nascimento da indústria farmacêutica. Desenvolvimento da química orgânica, da imunologia e da microbiologia e o seu impacto na produção medicamentosa. O surgimento dos medicamentos de síntese. Regulação ética na investigação em saúde (séculos XIX e XX). Novos grupos farmacoterapêuticos. Dos medicamentos manipulados às especialidades farmacêuticas. Farmácia clínica e cuidados farmacêuticos. A farmácia no século XXI: Novas competências farmacêuticas.
Métodos de ensino e avaliação
A classificação final desta unidade curricular resultará da média ponderada da classificação obtida no exame final teórico (70%) e da classificação obtida na componente prática (30%). A classificação da componente prática resultará da apresentação de um trabalho de grupo com um tema no âmbito da História da Farmácia e da Terapêutica, da participação nas atividades desenvolvidas nas aulas práticas (avaliação contínua) e da assiduidade. A aprovação nesta unidade curricular implica a obtenção de uma nota mínima de 10 valores (numa escala de 0 a 20 valores) tanto no exame teórico como na componente prática. No ensino teórico serão ministrados os conteúdos programáticos da unidade curricular através de palestras. A componente prática incluirá exercícios sobre temas no âmbito da História da Farmácia e da Terapêutica, mediante a discussão de artigos científicos e contacto com diversos tipos de materiais ligados à Farmácia como farmacopeias, receitas médicas ou publicidade a medicamentos.