Disciplina Curricular
Química Analítica QAnalit
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Química Analítica é uma unidade curricular (UC) que visa ministrar, no domínio das Ciências Farmacêuticas, alguns dos conceitos fundamentais e relevantes da Química Quantitativa Clássica, com especial incidência nas Volumetrias, numa perspetiva atual, integrada e crítica. Pretende-se desenvolver no estudante o conhecimento sobre a fundamentação científica das técnicas utilizadas, a capacidade de interiorizar os conceitos teóricos e de os saber aplicar na prática laboratorial. Para tal, a química relacionada com os aspetos teóricos e práticos das titulações é criteriosamente estudada. Deseja-se que o estudante compreenda os passos reacionais envolvidos nos equilíbrios relevantes (ácido-base, precipitação, complexação e oxidação-redução) de forma a identificar e justificar quimicamente o papel de cada interveniente numa titulação. Será privilegiado o recurso ao método lógico-dedutivo na aquisição de expressões que facilitem o cálculo analítico. Pretende-se ainda que o estudante fique apto na execução expedita das técnicas laboratoriais e respetivos cálculos.
Programa
Ensino Teórico Métodos clássicos de análise química quantitativa. Volumetria Ácido-Base: cálculo do pH de soluções aquosas, soluções tampão, indicadores e curvas de titulação; Volumetria de Precipitação: métodos argentimétricos; Volumetria de Complexação: titulações com EDTA; Volumetria de Oxidação-Redução: fundamentos de eletroquímica e titulações em oxidação-redução. Ensino Prático Resolução de problemas abrangendo a matéria do ensino Teórico. Ensino Laboratorial O estudante executará trabalhos laboratoriais relacionados com as volumetrias de ácido-base, de precipitação, de complexometria e de oxidação-redução aplicados a formas farmacêuticas de uso corrente.
Métodos de ensino e avaliação
Metodologias de Ensino-Aprendizagem Teóricas: Aulas magistrais com frequência voluntária. Teórico-Práticas: Aulas tutoradas com frequência obrigatória. Estimula-se a participação dos estudantes através de problemas pré-enunciados e sua resolução. Laboratoriais: Aulas tutoradas com frequência obrigatória. Todo o material pedagógico é disponibilizado através da plataforma de e-learning da FFUL. Metodologias de Ensino-Aprendizagem Teóricas: Aulas magistrais com frequência voluntária. Teórico-Práticas: Aulas tutoradas com frequência obrigatória. Estimula-se a participação dos estudantes através de problemas pré-enunciados e sua resolução. Laboratoriais: Aulas tutoradas com frequência obrigatória. Todo o material pedagógico é disponibilizado através da plataforma de e-learning da FFUL. Metodologias de avaliação A avaliação desta Unidade Curricular compreende duas componentes: i) Componente Teórica e Teórico-Prática: 65% ii) Componente Laboratorial: 35% Relativamente à Componente i) os estudantes poderão optar por efetuar: • Duas frequências, incindindo sobre as componentes teórica e teórico-prática da matéria lecionada. Ou, em alternativa • Exame global no final do semestre, incindindo sobre as componentes teórica e teórico-prática de toda a matéria lecionada. NOTAS: 1. Só podem ser admitidos à 2ª frequência, ou ao exame final, os estudantes aprovados na componente laboratorial. 2. No caso dos estudantes optarem por duas frequências, a classificação desta componente corresponderá à média aritmética das mesmas. Relativamente à Componente ii), a avaliação consiste em: Exame global escrito incidindo sobre a matéria incluída nos trabalhos laboratoriais lecionados no ano letivo em causa. Nesta componente será também valorizada a avaliação contínua do estudante tendo em conta os seguintes parâmetros: assiduidade, caderno laboratorial, preparação e execução do trabalho laboratorial, demonstração de conhecimentos adquiridos e análise crítica dos do trabalho laboratorial, demonstração de conhecimentos adquiridos e análise crítica dos resultados. Para serem aprovados na UC, os estudantes deverão: • Obrigatoriamente frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas teórico-práticas e 2/3 das aulas laboratoriais lecionadas. • Obter no mínimo 9,5 valores na classificação final em cada uma das componentes i) e ii).