Disciplina Curricular
Bioquímica II Bioqu-II
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os estudantes compreendam a continuidade entre os aspetos moleculares da Bioquímica e os níveis celular e supra-celular da Biologia e Fisiologia, ou seja, que a aprendizagem seja centrada nos vários níveis de complexidade do organismo humano, de uma forma integrada e multidisciplinar. Devem aprender os fundamentos dos processos bioquímicos da célula eucariota, com ênfase na sua regulação e implicações terapêuticas, desenvolvendo também competências como estudo autónomo, pesquisa e pensamento crítico, úteis na prática farmacêutica. O laboratório ensina metodologias e tecnologias modernas, necessárias ao isolamento, purificação e análise de macromoléculas relevantes em processos bioquímicos. É igualmente essencial que os estudantes adquiram capacidade para avaliar criticamente o conhecimento científico atual. Assim, estratégias pedagógicas que envolvam uma aprendizagem ativa e reflexiva, envolvendo os estudantes num pensamento crítico e interpretativo, são amplamente estimuladas.
Programa
Abordagem molecular ao estudo da bioquímica dos ácidos nucleicos, incluindo a organização supramolecular do material genético; metabolismo do DNA, replicação, reparação e recombinação; transcrição e processamento de RNA. Estudo da bioquímica da síntese proteica, desde a tradução do mRNA até ao direcionamento, modificações pós-tradução, agregação e degradação de proteínas. Organização e funcionamento subcelular dos organismos superiores, com foco nos mecanismos bioquímicos de sinalização e comunicação celular, incluindo transporte membranar, transdução de sinal, regulação do metabolismo, morte e proliferação celular, diferenciação e cancro. O laboratório inclui práticas laboratoriais e procedimentos experimentais relacionados com os diversos temas de estudo, como sejam a pesquisa de alelos de um gene humano; expressão do um gene animal; caracterização de um DNA plasmídico como vetor de expressão de um cDNA; isolamento de componentes celulares de um tecido animal; e identificação de uma proteína de origem animal.
Métodos de ensino e avaliação
Promove-se a interação com os estudantes, a sua integração e o trabalho em equipa, com recurso a metodologias mistas de ensino baseadas em projeto e uso da flipped classroom. Sempre que adequado são introduzidos e analisados casos de estudo; sendo os alunos desafiados a encontrar soluções. A classificação quantitativa final de Bioquímica II é calculada através da ponderação de 50% da componente teórica e 50% da componente prática-laboratorial, com nota ≥ 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação. A avaliação teórica consiste em dois testes integrados, com situações problemáticas, que avaliam tanto os conhecimentos como a capacidade de raciocínio crítico. Esta abordagem permite aferir os conhecimentos factuais, mas também a compreensão integrada dos conteúdos. Para obter aprovação na componente teórica, a média das classificações dos dois testes deve ser ≥ 9,5 valores, independentemente da nota obtida em cada teste isoladamente. A avaliação prática-laboratorial tem um peso de 50% e resulta de 25% do desempenho contínuo nas aulas (aplicação dos conhecimentos para resolução de problemas, rigor experimental, interesse e motivação, segurança, assiduidade e pontualidade), 25% de questões-aula individuais para aferição de conhecimentos e de 50% da apresentação e discussão, em grupo, de um dos temas laboratoriais realizados ao longo do semestre.