Disciplina Curricular

Bioquímica II Bioqu-II

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

7.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os estudantes percecionem a continuidade entre os aspetos moleculares da Bioquímica, e os níveis celulares da Biologia e supra-celulares da Histologia, Fisiologia e Anatomia, ou seja, que a aprendizagem seja centrada nos vários níveis de complexidade do organismo humano, de uma forma integrada e multidisciplinar. É importante que aprendam os fundamentos relativos aos processos bioquímicos inerentes à função da célula eucariota e que adquiram competências como o desenvolvimento de capacidades de estudo autónomo, pesquisa e sentido crítico que, em conjunto, lhe venham a ser úteis na prática farmacêutica. O laboratório instrui os alunos na utilização de metodologias experimentais e tecnologias modernas, necessárias ao isolamento, purificação e análise de macromoléculas relevantes em processos bioquímicos. É fundamental também que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam avaliar criticamente o conhecimento científico mais atual. Assim, estratégias pedagógicas que envolvam uma aprendizagem ativa e reflexiva, envolvendo os estudantes num pensamento crítico e interpretativo, são amplamente estimuladas.

Programa

Abordagem molecular ao estudo da bioquímica dos ácidos nucleicos, nomeadamente a organização supramolecular do material genético; metabolismo do DNA, replicação, reparação e recombinação; transcrição e processamento de RNA. Estudo da bioquímica da síntese de proteínas, desde a tradução de mRNA, até ao direcionamento, modificações pós-tradução, agregação e degradação de proteínas. Organização e funcionamento subcelular dos organismos superiores, no que respeita ao estudo de transporte biológico, transdução de sinal, degenerescência e morte celular, proliferação e cancro, diferenciação e bases bioquímicas do desenvolvimento e do funcionamento da célula nervosa. O laboratório inclui práticas laboratoriais e procedimentos experimentais relacionados com os diversos temas de estudo, como sejam a clonagem molecular de um cDNA; pesquisa de alelos de um gene humano; expressão do um gene animal; isolamento de componentes celulares de um tecido animal; identificação de uma proteína animal.

Métodos de ensino e avaliação

Estimula a interação com os estudantes, a sua integração e o desenvolvimento de dinâmicas coletivas, com recurso a metodologias mistas de ensino baseadas em projeto e em equipas, implementando a flipped classroom. Sempre que adequado são introduzidos e analisados casos de estudo; aos alunos é pedido que encontrem solução para os casos. A avaliação teórica consiste em dois testes integrados, com situações problemáticas, em que o aluno é chamado a demonstrar conhecimentos e aptidões de raciocínio crítico na resolução dos problemas. Esta avaliação permite aferir, não só os conhecimentos factuais, mas também a capacidade de compreensão interligada do conhecimento nos vários capítulos. A componente prática-laboratorial é avaliada continuamente, através do desempenho nas aulas (capacidade de utilização dos conhecimentos para resolução de problemas, rigor na execução dos procedimentos experimentais, interesse e motivação, segurança, assiduidade e pontualidade) e de um relatório em grupo, em formato de artigo, acompanhado de um meio de divulgação (vídeo, podcast, resumo gráfico), mais pequenos testes individuais e em grupo para aferição de conhecimentos.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre