Disciplina Curricular
Física Fisica
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
I- Proporcionar a aquisição de conhecimentos em todos os capítulos do conteúdo programático, numa perspetiva atual, integrada, crítica. II- Abordar os tópicos lecionados numa perspetiva interdisciplinar, nomeadamente os fenómenos químico-biológicos, formulação de fármacos, cosméticos, dispositivos médicos, funções moleculares mecânicas do corpo humano, e alimentos. No final, o aluno deverá ter adquirido as competências necessárias para: (i) definir os fenómenos físicos abordados; (ii) identificar/caracterizar as diferentes propriedades físicas e os parâmetros que as afetam; (iii) entender como as expressões matemáticas traduzem o fenómeno físico pretendido; (iv) contextualizar a matéria lecionada no perfil do conhecimento requerido em Ciências Farmacêuticas; (v) determinar experimentalmente as propriedades físicas incluídas no programa laboratorial, tratar e discutir os resultados com fundamentação científica; (vi) ser capaz de aplicar os conhecimentos curriculares na resolução de problemas articulados com a discussão criteriosa dos resultados experimentais.
Programa
Ensino Teórico: Análise dimensional. Forças fundamentais e derivadas (revisão). Mecânica dos sólidos deformáveis: estados de tensão e deformação simples, elasticidade. Mecânica de fluidos e de partículas em fluidos: sedimentação/centrifugação; fluidos ideais; fluidos reais; viscosidade; fluidos Newtonianos/fluidos não-Newtonianos. Reologia de fluidos; bio-reologia. Tensão superficial, ângulo de contacto; agentes modificadores da tensão superficial; aplicações biomédicas e farmacêuticas. Ondas sonoras; ondas ultrassónicas; efeito Doppler. Elementos de ótica geométrica: reflexão, refração, polarização da luz; índice de refração; ângulo crítico; ângulo de polarização; atividade ótica. Ensino Laboratorial i) 1. Deformação de materiais (elasticidade e plasticidade); 2. Viscosimetria (massa molecular de um polímero); 3. Reologia (comportamento reológico de excipientes farmacêuticos, agentes de limpeza e alimentos); 4. Tensiometria (concentração superficial de excesso e concentração micelar crítica de um tensioativo); 5. Ângulo de contacto (hidrofilia/hidrofobicidade de um tensioativo através do software ImageJ); 6. Refratometria (teor de sacarose num xarope disponível no mercado nacional); 7. Polarimetria (poder rotatório específico de um aminoácido); (ii) Resolução de problemas com base nos conhecimentos adquiridos e enquadrados no tratamento dos dados experimentais e sua discussão criteriosa; (iii) Apresentação oral de um trabalho no âmbito do programa de UC.
Métodos de ensino e avaliação
Ensino Teórico: aulas teóricas presenciais subordinadas ao programa da UC de Física. Ensino Laboratorial: aulas laboratoriais destinadas a: (i) abordar experimentalmente matérias explanadas nas aulas teóricas, (ii) discutir criteriosamente os resultados obtidos enquadrando-os na resolução de problemas com base em estudos de caso, (iii) aferir os conhecimentos adquiridos pelos alunos e a sua capacidade de raciocínio crítico. O material didático é disponibilizado na plataforma e-learning FFULisboa. Avaliação do Ensino Teórico: Exame escrito final (sobre toda a matéria lecionada). Peso global na classificação final: 60% (desde que os alunos tenham neste exame uma nota igual ou superior a 9,5 valores). Avaliação do Ensino Laboratorial: (i) preparação e execução de trabalhos laboratoriais e tratamento dos dados experimentais; (ii) discussão dos resultados apoiada na resolução de problemas de casos práticos e respostas a questões colocadas pelos docentes; (iii) apresentação oral e discussão de um trabalho subordinado a um dos temas lecionados nas aulas teóricas/laboratoriais. Peso global na classificação final: 40% (desde que o aluno tenha aprovação à componente laboratorial, com uma classificação mínima de 9,5 valores). Aprovação à UC de Física: se a classificação final atingir 9,5 valores em 20.