Disciplina Curricular
Química Orgânica I QOrgan-I
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta Unidade Curricular dá continuidade à UC de Química Geral e articula-se com a UC de Química Orgânica II. Os objetivos de aprendizagem que se espera que sejam alcançados pelos estudantes são: i) conhecimento da estrutura e da reatividade de moléculas orgânicas; ii) aquisição de competências sobre síntese de novas moléculas e atribuição das respetivas estruturas; iii) aquisição de competências laboratoriais, através da realização de síntese de moléculas orgânicas. No final desta UC, o estudante deve ser capaz de identificar os grupos funcionais numa molécula, saber como preparar moléculas contendo determinado grupo funcional, e conhecer a reatividade dos diferentes grupos funcionais. Adicionalmente, o estudante deve saber como identificar e fazer a caracterização estrutural de compostos orgânicos através da análise de espectros de Ressonância Magnética Nuclear e de espectroscopia de Infravermelho.
Programa
• Alcanos e cicloalcanos. Reações radicalares • Haletos de alquilo. Reações de substituição (SN1 e SN2) • Alcenos. Preparação via reações de eliminação (E1 e E2). • Reações de substituição vs eliminação • Reações de adição dos alcenos. Adição eletrofílica e radicalar • Dienos e sistemas com eletrões pi deslocalizados • Alcinos • Álcoois e éteres • Análogos de enxofre de álcoois e de éteres • Aminas • Espectroscopia do Infravermelho • Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear do protão (1H-RMN) • Espectroscopia de ressonância magnética nuclear do carbono 13 (13C-RMN) Nas aulas laboratoriais, os estudantes irão realizar operações unitárias (destilação, extração e cromatografia), assim como executar reações de síntese orgânica.
Métodos de ensino e avaliação
Métodos de ensino A UC é semestral e inclui 2 h/semana de ensino teórico, 3 h/semana de ensino prático e 1,5 h/semana de ensino laboratorial. As aulas laboratoriais decorrem em blocos de 3h/sem durante metade do semestre. Nas aulas teóricas os tópicos são abordados em palestras, enfatizando os conceitos básicos da Química Orgânica mecanística e da caracterização estrutural. Aconselha-se os estudantes a assistirem a todas as aulas teóricas. Os exercícios propostos no Manual devem ser resolvidos antes da aula prática para serem discutidos com o professor durante a aula. É incentivada a participação dos estudantes nas aulas práticas. Os trabalhos laboratoriais propostos têm como objetivo uma aplicação experimental de conceitos lecionados na UC. Os estudantes têm de preparar o caderno de laboratório antes da aula. Metodologia de avaliação Os alunos terão um exame escrito final ou 2 testes escritos complementares, como opção do aluno. Para fazer o 2º teste é necessário ter uma classificação superior a 9,5 valores no 1º teste. Só são admitidos a exame ou ao 2º teste os estudantes com frequência à componente prática e laboratorial. Premeia-se a participação ativa nas aulas práticas. A avaliação da aquisição de competências técnicas laboratoriais é feita de forma contínua, tendo em conta a assiduidade, preparação e execução dos trabalhos, ou por exame laboratorial quando a avaliação contínua não é possível. O resultado desta avaliação contínua é avaliado até 5 valores. A reprovação na componente prática laboratorial (nota inferior a 3) equivale à não frequência dessas aulas. Para avaliação da parte laboratorial será ainda feito um teste escrito com questões relacionadas com as aulas laboratoriais que vale até 15 valores. A nota laboratorial final (nota teste escrito + nota avaliação continua) vale 30% da cotação total da UC e deverá ser igual ou superior a 9,5 para aprovação na UC. A nota do exame (ou 2 testes escritos complementares) vale 70% da cotação total da UC e deverá ser igual ou superior a 8,5 para aprovação na UC.