Disciplina Curricular
Métodos Instrumentais de Análise MIAnali
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é proporcionar um conhecimento aprofundado e promover a capacidade de reflexão crítica sobre as principais metodologias utilizadas no laboratório de análise instrumental. No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: i) descrever os fundamentos teóricos de diferentes métodos instrumentais, que podem ser classificados de um modo geral em métodos espectrofotométricos, métodos electroanalíticos e métodos separativos; ii) selecionar e utilizar as técnicas instrumentais que melhor se adaptam a cada situação, tendo em consideração o objetivo da análise, a preparação da amostra, os resultados esperados, os custos inerentes às diferentes metodologias e o tempo necessário para a sua execução; iii) conhecer as vantagens e inconvenientes de cada metodologia, de acordo com a definição do problema analítico e dos resultados pretendidos; iv) analisar e criticar os resultados, nomeadamente no que se refere às possíveis causas de erros que possam ocorrer durante o desenvolvimento da técnica.
Programa
1. Introdução ao estudo de Métodos Instrumentais de Análise 2. Métodos espectrofotométricos 2.1. Espectroscopia de Absorção Molecular: zona de ultra violeta, visível e infravermelho 2.2. Espectroscopia de Emissão por Fluorescência Molecular 2.3. Métodos Espectroscópicos Atómicos - Fotometria de Emissão com Chama; Espectrofotometria de Absorção Atómica; Espectroscopia de Emissão com Plasma de Árgon 2.4. Ressonância Magnética Nuclear 3. Métodos electroanalíticos 3.1. Potenciometria 3.2. Condutimetria 4. Métodos Separativos 4.1. Métodos cromatográficos: Cromatografia em fase gasosa e em fase líquida (GC e HPLC) 4.2. Métodos electroforéticos 5. Espectrometria de Massa 6. Métodos de preparação de amostras 7. Métodos rápidos de análise 8. Validação de Equipamentos e de Métodos Analíticos
Métodos de ensino e avaliação
Esta unidade curricular adota uma metodologia de ensino presencial e aprendizagem ativa. O ensino teórico é baseado em aulas expositivas e apoiadas em meios textuais e audiovisuais. As aulas práticas e laboratoriais acompanham no tempo e em conteúdos as aulas teóricas e visam ilustrar os assuntos estudados. Nas aulas laboratoriais os alunos executam técnicas onde aplicam as competências adquiridas. Nas aulas práticas os alunos resolvem exercícios e têm oportunidade de consolidar os seus conhecimentos teóricos intervindo de um modo mais ativo. Há um período não letivo semanal para esclarecimento de dúvidas. Todos os materiais de estudo são disponibilizados para consulta na plataforma e-learning da FFUL. A avaliação do ensino prático e laboratorial será realizada através de testes escritos. O estudante só poderá fazer o exame de avaliação do ensino teórico se for aprovado na componente prática/laboratorial com a classificação igual ou superior a 10 valores. A avaliação do ensino teórico será feita nas épocas normal e de recurso. A avaliação final resulta da ponderação da avaliação teórica (60%) e da avaliação prática/laboratorial (40%). O estudante será aprovado na unidade curricular se tiver uma classificação igual ou superior a 10 valores.