Disciplina Curricular

Métodos Instrumentais de Análise MIAnali

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo transmitir aos estudantes conhecimentos sobre: (i) fundamentos dos métodos espectrofotométricos, métodos eletroanalíticos e separativos, métodos de preparação de amostra e métodos rápidos de análise e sua aplicação na análise de diferentes analitos; (ii) controlo de qualidade a implementar num laboratório de análise instrumental; (iii) sustentabilidade num laboratório de análise instrumental. No final da UC o estudante deverá ter adquirido as competências que lhe permitam ser capaz de selecionar as metodologias de análise instrumental que melhor se adaptam a diferentes situações, tendo em consideração o objetivo da análise, características dos analitos e da matriz, os resultados esperados, as vantagens e inconvenientes de cada metodologia, os custos, o tempo necessário para a sua execução e sustentabilidade. Pretende-se promover a capacidade de decisão sobre a utilização das diferentes metodologias bem como desenvolver a capacidade para uma análise crítica de resultados experimentais.

Programa

1. Introdução ao estudo de Métodos Instrumentais de Análise 2. Métodos espectroscópicos 2.1. Espectroscopia de Absorção Molecular: zona de ultravioleta, visível, infravermelho e Raman 2.2. Ressonância Magnética Nuclear 2.3. Espectroscopia de Emissão por Fluorescência Molecular 2.4. Métodos Espectroscópicos Atómicos: Fotometria de Emissão com Chama; Espectrofotometria de Absorção Atómica; Espectroscopia de Emissão com Plasma de Árgon 3. Métodos eletroanalíticos 3.1. Potenciometria 3.2. Condutimetria 3.3. Método de Karl-Fisher (deteção bipotenciométrica) 3.4. Coulometria 4. Métodos de preparação de amostras 5. Métodos Separativos 5.1. Métodos cromatográficos: Cromatografia em fase gasosa e em fase líquida 5.2. Métodos electroforéticos: Electroforese capilar 6. Espectrometria de Massa 7. Métodos rápidos de análise 8. Controlo de qualidade analítico: Qualificação de equipamentos e validação de métodos analíticos 9. Sustentabilidade num laboratório de análise instrumental

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de ensino depende da tipologia das aulas. O ensino teórico e prático baseia-se em aulas expositivas e apoiadas em meios textuais e audiovisuais disponibilizados na plataforma e-learning. No ensino teórico explicam-se as metodologias, no ensino prático explicam-se os trabalhos de laboratório a realizar e executam-se atividades que exigem participação ativa dos estudantes: (i) resolução de exercícios; (ii) apresentação e discussão oral em grupo, dos resultados obtidos nos trabalhos realizados no ensino laboratorial. No ensino laboratorial são executados trabalhos que pretendem ilustrar a aplicabilidade das metodologias analíticas ensinadas na componente teórica da UC. O ensino prático e laboratorial acompanha no tempo e conteúdos o ensino teórico. A metodologia de avaliação tem duas componentes com diferentes ponderações para a classificação final na UC: • teórica: 2 frequências ou exame final na época normal e/ou de recurso (60%). O estudante só poderá apresentar-se a exame final na época normal, se não tiver comparecido ou tiver desistido na 1ª frequência • prática/laboratorial: (i) (25%) realização de testes escritos; (ii) (15%) apresentação oral e parâmetros como comportamento, interesse do estudante, preparação dos trabalhos laboratoriais. Para ser aprovado na UC o estudante deverá ter classificação igual ou superior a 10 valores tanto na componente teórica como na componente prática/laboratorial.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre