Disciplina Curricular

Bacteriologia Bact

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

7.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo geral desta UC consiste em dotar os alunos dos conhecimentos essenciais sobre as bactérias e a sua importância na Saúde, como agentes de doenças, como agentes de alterações de produtos farmacêuticos e de alimentos, e em biotecnologia farmacêutica na produção fármacos e vacinas. Os alunos deverão ficar a saber a estrutura e fisiologia da célula bacteriana, os fatores envolvidos no crescimento bacteriano e de que modo o podemos controlar. Deverão conhecer os fatores que contribuem para a diversidade genética das bactérias e o seu impacto no Homem. Deverão ainda ficar a conhecer as formas de interação entre as bactérias e o Homem, a sua patogenicidade e virulência, de modo a compreenderem a sua importância na Saúde. No final desta UC, o aluno deverá ter adquirido as competências necessárias que lhe permitam compreender o papel das bactérias na vida Humana, conhecer e compreender os mecanismos de que as bactérias dispõem para causar doença no homem, bem como conhecer os mais preocupantes em termos de Saúde Pública. A componente laboratorial permitirá o desenvolvimento de competências na manipulação em microbiologia, métodos de estudo e identificação bacteriana, e avaliação da suscetibilidade bacteriana aos antibióticos.

Programa

1. Introdução ao mundo dos microrganismos. História da Microbiologia e impacto dos microrganismos no Homem 2. A célula bacteriana: estrutura e função 3. Nutrição e crescimento bacteriano 4. Controlo do crescimento microbiano 5. Metabolismo bacteriano 6. Fisiologia bacteriana 7. Os virus das bactérias: bacteriófagos 8. Bacteriologia molecular e genética 9. Taxonomia bacteriana 10. Interações bactéria-hospedeiro 11. Antibióticos: mecanismos de ação e resistência bacteriana 12. Doenças Infeciosas causadas por bactérias. Dados epidemiológicos. Principais grupos bacterianos com impacto na saúde e na indústria farmacêutica.

Métodos de ensino e avaliação

A UC compreende aulas teóricas, práticas e laboratoriais. Os fundamentos teóricos são transmitidos pelo docente, através de uma metodologia de ensino expositiva suportada por material audiovisual, de modo a fornecer aos alunos os elementos necessários para construção do conhecimento e desenvolvimento de competências em Bacteriologia. Este ensino é apoiado por aulas práticas e laboratoriais. Estas são destinadas à execução e compreensão de metodologias microbiológicas para estudo das bactérias. Nas aulas práticas é promovida a discussão dos conteúdos teóricos e laboratoriais, consolidando assim estas formas de ensino. Os alunos são avaliados nas várias componentes. A avaliação teórica consiste na realização de um exame final escrito ou de 2 testes sobre partes da matéria ao longo do semestre. A avaliação prática-laboratorial consiste numa avaliação contínua sobre o desempenho do aluno nas aulas laboratoriais, incluindo a assiduidade, a realização de mini-testes e a discussão de um trabalho, apresentado pelos alunos, sobre agentes bacterianos com relevância em Saúde Pública. A classificação final é obtida pela soma de uma ponderação de 70% na componente teórica e 30% na componente prática-laboratorial, sendo necessário um mínimo de 9,5 valores (0-20) em cada uma das componentes. O aluno é aprovado com uma classificação mínima de 10 valores.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre