Disciplina Curricular
Bioestatística Bioest
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos consolidem ou adquiram conhecimentos sobre os conceitos fundamentais de Probabilidade e aprendam os métodos básicos de Inferência Estatística, tanto paramétrica como não paramétrica, que constituem uma ferramenta indispensável à tomada de decisões em situações de incerteza. Deste modo, os alunos devem ser capazes de identificar e aplicar os métodos estatísticos apropriados para a análise dos dados em cada situação. Estas competências são de grande importância na área das ciências farmacêuticas, tanto numa vertente aplicada como no âmbito da investigação científica.
Programa
Probabilidade: conceitos e propriedades. Probabilidade condicional e independência; teorema de Bayes. Variáveis aleatórias (discretas e contínuas) e características populacionais. Estudo detalhado de alguns modelos probabilísticos. Distribuições de amostragem dos momentos empíricos em populações normais. Teorema Limite Central. População e amostra. Análise exploratória de dados. Características amostrais; representações gráficas. Inferência Estatística Paramétrica: estimação pontual; intervalo de confiança para a proporção e para os parâmetros de uma população normal; testes de hipóteses sobre a proporção e sobre os parâmetros de populações normais e não normais. Inferência estatística sobre a diferença entre proporções, a razão entre as variâncias de duas populações normais e a diferença entre os valores médios de duas populações. Análise da variância. Inferência Estatística não Paramétrica: testes não paramétricos para estudo de uma população e comparação de duas ou mais populações.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino consiste em: aulas teóricas onde são expostos os tópicos referidos nos conteúdos programáticos, fazendo uso de slides da autoria do docente e que são previamente disponibilizados no Moodle; aulas práticas onde são resolvidos problemas, preferencialmente na área das ciências farmacêuticas, para aplicação da matéria leccionada. A avaliação é feita através de um exame final escrito, com consulta de um formulário previamente manuscrito pelo próprio aluno.