Disciplina Curricular
Biologia Molecular BMole
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O programa desta unidade curricular visa dar aos alunos a formação necessária à aquisição permanente e integração dos conhecimentos fundamentais da biologia molecular da célula eucariótica a par do desenvolvimento do pensamento crítico. O programa comporta essencialmente o ensino de Temas específicos, de Modelos de Estudo e de Métodos experimentais que servem de suporte à aquisição de conceitos actuais sobre estrutura, função e regulação dos genes em organismos superiores, na perspectiva da sua aplicação nas áreas biomédicas e biotecnológicas das Ciências Farmacêuticas.
Programa
Os conteúdos programáticos e as competências englobam diferentes vertentes dos seguintes temas: 1. Estrutura Molecular de Genes e Cromossomas. 2. Tecnologia do DNA recombinante. 3. Bases Moleculares da Regulação dos Genes de Eucariotas e da Diferenciação Fenotípica. 4. Métodos experimentais do estudo da variação dos padrões de expressão genética. 5. Métodos experimentais do estudo e definição dos elementos e factores de regulação dos genes. 6. Análise Genética em Biologia Molecular. 7. Polimorfismo dos genes humanos e sua importância
Métodos de ensino e avaliação
Ensino Teórico: A avaliação da aprendizagem é efectuada através de um teste final escrito. Este compõe-se de três partes constituídas por: 1) resolução de problemas, 2) questões relativas aos artigos científicos previamente apresentados e discutidos nas aulas práticas, 3) questões com resposta de escolha múltipla. A cotação do teste é de 20 valores, correspondendo a 1) 40%, a 2) 25% e a 3) 35%. Ensino Prático: Os alunos têm que frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas práticas realizadas. É feita uma avaliação contínua, em função da assiduidade e participação do aluno nos trabalhos práticos propostos semanalmente, assim como dos conhecimentos adquiridos. A avaliação da disciplina é contínua, ao longo do semestre, tendo em consideração a preparação dos trabalhos a realizar, os conhecimentos teóricos demonstrados, o interesse e a participação. Todos os alunos terão de ter avaliação da componente prática válida à data da realização do exame final teórico. Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante que não tenham frequentado o número mínimo de 2/3 das aulas práticas realizadas, ainda que não fiquem reprovados por faltas, deverão realizar uma prova de avaliação prática em data a combinar com o responsável da unidade curricular, até ao final do 1º semestre (31 de Maio) a fim de validar a componente de avaliação prática. Classificação obtida na avaliação prática baseada na tabela seguinte: Mau 5 Insuficiente 8,5 Suficiente 10,5 Bom 13,5 Bom 15,5 Muito Bom 17,5 Excelente 19,5 A classificação final corresponderá ao valor obtido da soma de 70% da nota da avaliação teórica (TF) com 30% da nota da avaliação prática.