Disciplina Curricular

Química Orgânica II QOrgan-II

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Unidade Curricular de Química Orgânica II tem por objetivo completar a aquisição de conhecimentos e competências em Química Orgânica de modo a preparar os estudantes para as unidades Curriculares de Química Farmacêutica. Assim, pretende-se conferir aos estudantes conhecimentos e competências em síntese e reatividade de moléculas orgânicas, necessárias no desenho, síntese e análise da estabilidade/metabolização de fármacos a lecionar nas Unidades Curriculares de Química Farmacêutica. Especificamente, pretende-se dar continuidade às Unidade Curriculares de Química Geral e de Química Orgânica I. Deste modo, dando enfase à relação estrutura-reatividade, pretende-se que os alunos façam a aprendizagem da estrutura, da síntese a da reatividade dos grupos funcionais não estudados nas Unidade Curriculares anteriores.

Programa

• Aldeídos e cetonas: adição nucleofílica ao grupo carbonilo. Estrutura e propriedades. Nomenclatura. Espectroscopia. Síntese. Reatividade. • Ácidos carboxílicos e derivados. Estrutura. Nomenclatura. Propriedades físicas. Espectroscopia. Síntese. Reação de substituição nucleofílica: mecanismo de adição eliminação. Reatividade relativa. • Formação e reatividade de enóis e enolatos. Condensação aldólica. Compostos carbonílicos α,β-insaturados. • Enolatos de ésteres. Formação e reatividade. Compostos β-dicarbonílicos. • Arenos e aromaticidade. Nomenclatura. Propriedades físicas. Espectroscopia. Reações de substituição aromática eletrofílica e nucleofílica. • Aminas e derivados. Estrutura e propriedades. Nomenclatura. Espectroscopia. Síntese. Reatividade. • Heterocíclicos alifáticos e aromáticos. Nomenclatura. Estruturas e propriedades. Síntese e reatividade.

Métodos de ensino e avaliação

Metodologia de ensino: Exposição dos conteúdos programáticos em aulas teóricas, dando enfase à explicação dos conceitos básicos da Química Orgânica mecanística. Discussão da resolução de problemas de aplicação desses conhecimentos em aulas práticas. Aplicação dos conceitos teóricos em aulas laboratoriais. Metodologia de avaliação: A avaliação dos conhecimentos é realizada através de exame final ou de dois testes escritos complementares, como opção. Para fazer o 2º teste é necessário ter uma classificação superior a 9,5 valores no 1º teste. Só são admitidos a exame ou ao 2º teste os estudantes com frequência à componente prática e laboratorial. Premeia-se a participação ativa nas aulas práticas. A avaliação da aquisição de competências técnicas laboratoriais é realizada de forma contínua, tendo em conta a assiduidade, preparação e execução dos trabalhos, ou por prova prática laboratorial quando a avaliação contínua não é possível. O resultado é expresso em aprovado ou reprovado. A reprovação na componente prática laboratorial equivale à não frequência dessas aulas. O exame final e o 2º teste escrito incluem questões relacionadas com as aulas laboratoriais (20% da cotação total).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre