Disciplina Curricular
Seminário I - Da Descoberta ao Uso do Medicamento S-I-DUM
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular de Seminário I – da Descoberta ao Uso do Medicamento tem como objetivo proporcionar a formação necessária à compreensão do impacto da ciência e tecnologia na saúde, em geral e na descoberta, desenvolvimento e uso do medicamento e de produtos de saúde, em particular. Combina seminários e acompanhamento tutorial com especialistas em temáticas específicas e em competências transversais, dotando os estudantes de ferramentas necessárias para potenciar o seu interesse pela ciência e tecnologia na área do medicamento e da saúde. Objetivos gerais de aprendizagem: 1) compreender a base científica e a interdisciplinaridade da descoberta, desenvolvimento e uso do medicamento; 2) analisar, interpretar e avaliar novas ideias; 3) organizar, sistematizar e disseminar conhecimento; e 4) promover o progresso tecnológico, social e cultural na sociedade do conhecimento. No âmbito da aquisição de competências transversais, sociais e pessoais, o estudante deverá desenvolver a sua perceção de interdependência e autonomia, cultivando um espírito de equipa, aberto, empreendedor e comunicativo, norteado por valores, integridade, ética e cidadania.
Programa
1. Interdisciplinaridade e base científica da descoberta, desenvolvimento e uso do medicamento 1.1. Ciência translacional na descoberta de medicamentos Reconhecer o papel de modelos integrados in vitro e in vivo Perceber a transposição para o ser humano de dados não-clínicos Saber a importância de biomarcadores de doença e farmacoterapêuticos Conhecer aspetos relevantes como a monitorização da terapêutica, a individualização da terapêutica, a seleção e estratificação de doentes Compreender o papel da ciência regulamentar 1.2. Descoberta e design de fármacos Conhecer a química computacional Inteligência artificial, machine learning e ciência de dados Identificar os desafios da química biológica Reconhecer o valor da interface química-biologia no design de fármacos Conhecer, interpretar e comentar casos de estudo 1.3. Desenvolvimento tecnológico em produtos farmacêuticos Conhecer o potencial da tecnologia farmacêutica no desenvolvimento de produtos de qualidade e com atividade terapêutica Reconhecer a importância da entrega dirigida Conhecer estudos sobre qualidade e atividade de produtos e processos Conhecer oportunidades e necessidades na indústria farmacêutica Contactar com casos de estudo 1.4. Terapias personalizadas e avançadas Compreender os princípios das terapias personalizadas e o seu impacto na medicina Explorar as principais abordagens terapêuticas, incluindo terapia celular, terapia genética e medicina de precisão Analisar o papel dos biomarcadores e da estratificação de doentes na personalização dos tratamentos Discutir os desafios e oportunidades das terapias avançadas Refletir sobre as tendências futuras e o potencial impacto destas terapias na prática clínica e na indústria farmacêutica 1.5. Saúde baseada na evidência Reconhecer a importância da melhor evidência científica Conhecer o papel da farmacovigilância Dar importância à segurança e humanização Perceber a importância das tecnologias de informação 2. Formação, investigação, inovação Compreender a importância da introdução de novas tecnologias em saúde Conhecer aplicações na investigação e prática clínica e na descoberta de fármacos Perceber a procura crescente de novas competências Estar alerta para a modificação do mercado de trabalho e novas carreiras 3. Gestão estratégica Compreender os principais desafios da gestão de operações Analisar o papel da gestão e análise de dados na tomada de decisão Reconhecer a importância da gestão do tempo e dos recursos para garantir produtividade Discutir tendências e boas práticas para enfrentar desafios operacionais 4. Valorização do conhecimento Conhecer a importância da proteção de propriedade intelectual; um produto, vários direitos Distinguir patentes e patenteabilidade; o que é uma invenção e o que pode ser patenteado; vias e custos de proteção Conhecer casos de transferência de conhecimento; gestão da propriedade intelectual Conhecer casos de transferência de tecnologia; acordos, constituição de spin-off Valorizar o empreendedorismo, inovação, comunicação 5. Comunicação positiva Saber em que consiste a comunicação positiva e a importância de a implementar Associar profissionalismo e comunicação positiva Reconhecer a importância da comunicação positiva no local de trabalho, entre pares, em equipa, com colaboradores, supervisores, outros intervenientes 6. Comunicação em saúde Discutir a comunicação em saúde: O quê? Porquê? Como? Perceber a importância da gestão de informação em Saúde Reconhecer o papel das tecnologias de gestão de informação Perceber os perigos da desinformação na utilização de medicamentos e na Saúde Pública Conhecer estudos de interação com profissionais de saúde e doentes 7. Valores individuais, sociais e culturais Perceber a interação entre ética e ciência Reconhecer a importância da ética em saúde, na investigação e na profissão Discutir aspetos relacionados com integridade científica Valorizar a integridade, ética e cidadania 8. Dinâmicas em equipa e trabalho individual Estabelecer objetivos; liderar; partilhar responsabilidades; comunicar
Métodos de ensino e avaliação
O ensino exclusivamente prático visa estimular e desenvolver as capacidades de reflexão e o espírito crítico dos estudantes através de seminários interativos, com atividades e discussão. Ensino Teórico Não aplicável. Ensino Prático A avaliação contínua terá um peso de 70% da nota final e será desdobrada em diferentes componentes de avaliação, apresentadas no início do ano letivo, como assiduidade, atitude, participação e interesse, projeto final (Hackathon). O estudante deverá demonstrar interesse, acompanhar as aulas de forma participativa e respeitosa, para além de ser assíduo. A frequência das aulas práticas é de, no mínimo, 2/3 das aulas realizadas. No projeto final, em equipa, o grupo de trabalho deverá selecionar um ou mais conteúdos/aprendizagens e explorá-los através de vídeos, podcasts, infographics, blogs, comics, posters, jogos, ilustrações, folhetos, outros... A avaliação escrita incidirá sobre os diferentes conteúdos/aprendizagens, através de um ensaio (texto de opinião, com argumentos e evidências científicas que suportem um ponto de vista) e contribuirá para 30% da nota final. Os alunos serão considerados como aprovados à unidade curricular se obtiverem uma classificação final ≥ 9,5 valores, após o somatório das diferentes componentes da avaliação. Aos alunos que estejam ao abrigo de estatutos especiais (trabalhador-estudante, atletas, etc.) aplicam-se as normas definidas no Regulamento Pedagógico, estando dispensados da presença nas aulas práticas, mas não estando dispensados das várias componentes de avaliação, a realizar ao mesmo tempo dos restantes colegas do regime geral. Ensino Laboratorial Não aplicável. A classificação final de Seminário I é o resultado da média ponderada da avaliação contínua (70%) e ensaio (30%).