Disciplina Curricular
Farmácia Galénica FGaleni
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sendo esta uma ciência de aplicação o aluno aprovado à UC deve estar apto a: - Integrar os conhecimentos relevantes adquiridos anteriormente e aplica-los à concepção, formulação, preparação e dispensa de medicamentos; - Compreender e aplicar os conceitos, noções, métodos e terminologia leccionados nesta disciplina. - Demonstrar conhecimento generalista sobre o medicamento nas suas vertentes de concepção, formulação, preparação, qualidade, dispensa e administração. - Identificar, distinguir e classificar as diferentes formas farmacêuticas. - Compreendam os fundamentos científicos subjacentes às principais operações que visam a transformação da substância ativa na forma farmacêutica. - Conhecer o material de acondicionamento das formas farmacêuticas e compreender a sua importância.
Programa
Introdução à Farmácia Galénica. Terminologia, definições e evolução dos conceitos. Operações farmacêuticas. Classificação de medicamentos. Génese do medicamento. Farmacopeias e formulários. Produção de medicamentos: produção industrial; produção em farmácia de oficina e hospitalar: medicamentos manipulados. Noções básicas de estabilidade de medicamentos. Classificação e apresentação das formas farmacêuticas. Soluções farmacêuticas: aspectos físico-químicos e classificação. Filtração, caracterização, objectivos, filtrabilidade e mecanismos. Teoria da filtração. Esterilização de medicamentos. Liofilização. Material de Acondicionamento. Preparação de medicamentos manipulados (formas magistrais e oficinais); princípios técnicos e requisitos legais. Boas Práticas de Fabrico (BPF) aplicadas à produção de medicamentos manipulados.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino teórico é estruturado em apresentações de 50 minutos recorrendo aos meios audiovisuais normais. No ensino teórico-prático os alunos são formados nos vários aspectos práticos da formulação e preparação de medicamentos através de aulas de análise e discussão de temas relevantes ou à resolução de problemas. O ensino laboratorial proporciona aos alunos uma formação prática na preparação de medicamentos à escala laboratorial. A avaliação prática corresponde à média aritmética da avaliação contínua realizada ao longo do semestre e da avaliação laboratorial final a realizar na última aula. A avaliação prática contribui com 40% da nota final na disciplina, sendo os restantes 60% provenientes do exame teórico final. Para que sejam admitidos ao exame teórico final, os alunos deverão ter classificação positiva (10 valores) na avaliação prática.