Disciplina Curricular
Farmacognosia Farmacogno
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Terminado o curso de Farmacognosia, o estudante deverá conhecer: As classes de metabolitos secundários com maior importância terapêutica, marcadoras das plantas medicinais de maior uso em Farmácia comunitária; As disposições legais a que estão sujeitos os produtos de saúde à base de plantas para uso humano, os procedimentos oficiais para controlo de qualidade destes produtos e das plantas medicinais respetivas enquanto fármacos vegetais; As metodologias gerais para selecção e estudo científico das plantas medicinais incuindo as para validação do uso etnomédico. No final, o estudante deverá ter adquirido competências de crítica científica, necessárias à correta interpretação e avaliação do material consultado e de expressão e apresentação oral de trabalhos técnicos. Deverá também ter tomado consciência da necessidade de constante atualização técnica e científica, como garante da sua valorização profissional e desempenho consciente das suas obrigações profissionais perante a sociedade.
Programa
Ensino teórico Importância das Plantas Medicinais na Farmácia e na Medicina. A farmacognosia e sua história. Fontes de Informação em Farmacognosia. Noções gerais de morfologia e sistemática. Famílias botânicas com importância como fonte de plantas medicinais e seus produtos. Etnobotânica, etnomedicina, etnofarmácia, etnofarmacologia e bioprospecção. Principais sistemas de medicina tradicional e sua relação com a farmacognosia. Principais classes de metabolitos secundários e exemplos de plantas medicinais que os contêm. Produtos naturais como antimicrobianos e antitumorais. Métodos analíticos aplicados ao estudo de plantas medicinais. Produtos de saúde à base de plantas: Suplementos Alimentares e Medicamentos à base de plantas. Produção, Qualidade e Normalização dos medicamentos à base de plantas. Ensino Prático Controlo de qualidade de fármacos vegetais. Desenvolvimento das temáticas lecionadas no ensino teórico e laboratorial. Ensino Laboratorial Obtenção, herborização e métodos de extração de plantas medicinais; Identificação botânica de fármacos vegetais; Pesquisa e obtenção do perfil cromatográfico por TLC e LC/UV-DAD de fármacos vegetais e preparações à base destes, contendo compostos fenólicos como constituintes marcadores. Determinação da atividade antioxidante; Identificação e doseamento de um óleo essencial e determinação do teor em saponinas de um fármaco vegetal; Extração e Identificação de alcalóides em plantas medicinais.
Métodos de ensino e avaliação
Consiste na realização de um teste escrito englobando o conjunto da matéria teórica lecionada. O contributo da classificação obtida na componente teórica para a classificação final é de 60%, só sendo admitidos ao exame teórico os alunos que obtenham uma classificação laboratorial e prática igual ou superior a 10 valores. Ensino prático e laboratorial Assiduidade e avaliação contínua ao longo das aulas (10%). Realização de dois minitestes (40%). Apresentação oral e escrita de um relatório englobando atividades realizadas pelo estudante ao longo das aulas laboratoriais (50%). O contributo da classificação obtida na componente laboratorial e prática para a classificação final é de 40%, sendo nestas a classificação mínima para aprovação de 10 valores.