Disciplina Curricular

Hematologia Hem

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Competências a adquirir pelo estudante: Compreensão do sangue como um tecido cujos componentes devem estar em homeostase. Conhecimento da hematopoiese e sua regulação, bem como da morfologia, estrutura e funções dos elementos figurados do sangue, em situações fisiológicas e patológicas. Compreender o processo de hemostase e das doenças da hemostase. Conhecimentos de imunohematologia e sua importância para a hemoterapia. Conhecer os princípios dos procedimentos laboratoriais em hematologia, quer os manuais, quer os das últimas tecnologias (analisadores hematológicos automáticos) e a importância do controlo de qualidade. Interpretar e criticar os resultados dos vários parâmetros analíticos, dos histogramas e citogramas de um hemograma e correlacioná-los com a observação morfológica do sangue periférico. Identificar e diferenciar as hemopatias não malignas das neoplasias hematopoiéticas. Compreender a importância do conhecimento do exame clínico, da eventual base genética, da fisiopatologia e dos exames laboratoriais para o correto diagnóstico e tratamento das doenças hematológicas, bem como para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas mais eficazes e seguras.

Programa

A Hematologia é uma área essencial em biomedicina, análises clínicas e ciências farmacêuticas, contribuindo para o diagnóstico, prognóstico e monitorização terapêutica de numerosas doenças. Ensino Teórico As aulas teóricas focam vários temas centrais desta ciência, nomeadamente: Sangue: composição e funções. Hematopoiese: embrionária, fetal e pós-natal e órgãos hematopoiéticos. Eritropoiese, leucopoiese e megacariopoiese e sua regulação. Hemograma e alterações morfológicas do eritrócito. Anemias, hemoglobinopatias, poliglobulias e hemocromatoses. Leucocitopatias não malignas. Neoplasias hematopoiéticas: classificações FAB e OMS. Hemostase: fisiologia e doenças associadas. Imunohematologia e hemoterapia. Analisador hematológico automático: princípios e tecnologia subjacentes à realização do hemograma e contagem de reticulócitos. Interpretação de histogramas e citogramas e diferenciação de situações fisiológicas e patológicas Terapêutica das hemopatias. Ensino Laboratorial Os alunos irão executar várias técnicas hematológicas e interpretar resultados analíticos, nomeadamente: Determinação da velocidade de sedimentação globular (VS). Contagem de reticulócitos. Contagem de plaquetas em câmara de Neubauer improved. Execução, coloração e observação de esfregaços de sangue periférico. Hemograma: determinação de índices eritrocitários e interpretação dos resultados dos restantes parâmetros analíticos. Observação de alterações morfológicas dos eritrócitos em anemias e hemoglobinopatias. Identificação e contagem de eritroblastos. Execução de fórmulas leucocitárias em amostras normais, em leucocitopatias não malignas e em neoplasias hematológicas.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos com recurso a uma metodologia expositiva, apoiada na apresentação de diapositivos. Nas aulas laboratoriais são executadas técnicas e interpretados os resultados obtidos, sendo também discutidos casos clínicos. As aulas teóricas e laboratoriais são complementares e encontram-se coordenadas. A avaliação laboratorial engloba uma avaliação contínua e um exame laboratorial final, de contributo idêntico. A avaliação contínua terá em consideração: a preparação dos trabalhos, assiduidade e material exigido para as aulas, capacidade de execução experimental, interesse e participação, resultados obtidos e espírito crítico na sua interpretação. A frequência das aulas laboratoriais tem validade de 3 anos, sendo necessária a repetição do exame laboratorial final, caso o estudante não tenha sido aprovado. Estudantes sem aprovação no ensino laboratorial não têm acesso ao exame escrito final. O exame escrito final incidirá sobre os conteúdos lecionados. A classificação final da UC é a média ponderada da classificação obtida no exame escrito final (60%) e na avaliação laboratorial (40%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre