Disciplina Curricular
Farmacologia II Farmacol-II
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Farmacologia é uma ciência de evolução rápida, fundamental e estruturante para a formação científica e profissional do futuro farmacêutico. A Unidade Curricular tem como objetivos assegurar que o aluno adquira conhecimentos gerais e específicos necessários à compreensão (i) das diferentes classes farmacológicas no seu conjunto, assim como dos fármacos representativos de cada classe (ii) do efeito dos fármacos sobre os sistemas de órgãos, de como a estrutura química dos fármacos se relaciona com a atividade biológica em cada classe, os mecanismos da ação farmacológica e utilização terapêutica dos fármacos, aspetos farmacocinéticos relevantes para a sua utilização clínica, as indicações terapêuticas, o potencial para desencadearem reações adversas e interações. Utiliza-se por norma a nomenclatura internacional. A Unidade Curricular permitirá a aquisição de competências em: (i) reconhecer a atividade farmacológica / indicação terapêutica dos fármacos atuando nos diferentes sistemas orgânicos, (ii) desenvolver capacidade de se inteirarem de mecanismos de ação inovadores, suas potenciais utilizações terapêuticas e riscos de utilização em diferentes populações de doentes.
Programa
Os conteúdos programáticos englobam diferentes vertentes (MoA, Pk, uso terapêutico, RAMs e interações) dos fármacos padrão das classes farmacoterapêuticas/sistemas orgânicos: Sistema Cardiovascular: Antihipertensores / cardiotónicos / antiarrítmicos / antianginosos Sistema endócrino e metabolismo: Antidiabéticos / Anti-osteoporóticos / Contraceptivos Sistema Nervoso Central: Opióides e análogos / Antipsicóticos / Antidepressivos/ Ansiolíticos/ Hipnóticos / Sedativos / Anticonvulsivantes/ Antiparkinsónicos/ neurodegenerescência: demência de Alzheimer. Antineoplásicos - quimioterápicos e imunoterápicos. Estratégias inovadoras na terapêutica oncológica; biomarcadores e medicina de precisão: anticorpos monoclonais, anticorpos biespecíficos e proteínas de fusão (anticorpo/químico), inibidores da Tirosinocinase, formulações direcionadas. Terapias avançadas: terapia génica com CART Cells anti CD19 e anti-BCMA. Quimioterápicos: Antimicrobianos – antivirais, antiparasitários, antifúngicos, antibióticos (inclui referência às reações de hipersensibilidade tipo I – Anafiláticas; Mecanismo associado à sensibilização pelas IgE dirigidas contra os antibióticos; Papel do complexo hapteno-transportador).
Métodos de ensino e avaliação
No ensino teórico, e utilizando uma metodologia de exposição que se pretende interativa, são apresentados os conceitos e os conhecimentos associados aos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta farmacológica resultante da interação fármaco-recetor ao nível dos diferentes sistemas de órgãos previstos no conteúdo programático desta unidade curricular. O ensino teórico será complementado com sessões práticas para análise/resolução de problemas concretos e de alguns tópicos específicos fundamentais para o desenvolvimento de competências identificadas nos objetivos da aprendizagem. Serão utilizadas ferramentas como Moodle, Google Drive, recursos do Teams/Zoom. A metodologia de avaliação do ensino prático é contínua e tem por base a capacidade de resolução e discussão dos casos/problemas e resultados experimentais apresentados bem como a utilização da linguagem técnico/científica adequada e ainda avaliação resultante da apresentação oral do trabalho referido no programa do ensino prático e proposto pelos docentes da unidade curricular. A aprovação da componente prática é obrigatória, para que o aluno se possa apresentar ao exame final, contribuindo 30% para a nota final. A aferição dos conhecimentos adquiridos consiste na realização de exame escrito no final do semestre. Os alunos apenas serão considerados como aprovados à unidade curricular se no exame final obtiverem uma classificação ≥ 9,5 valores (em 20). Aos alunos que estejam ao abrigo de estatutos especiais (trabalhador-estudante, atletas, etc.) aplicam-se as normas definidas no Regulamento Pedagógico, estando dispensados da presença nas aulas práticas, mas não estando dispensados das várias componentes de avaliação, a realizar ao mesmo tempo dos restantes colegas do regime geral.