Disciplina Curricular
Seminário II - Farmacêutico e Sociedade S-IIFS
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 1º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular de Seminário II – Farmacêutico e Sociedade tem como objetivo de aprendizagem proporcionar a formação necessária à compreensão do impacto das intervenções do farmacêutico na sociedade e percecionar as expectativas da sociedade relativamente àquele profissional de saúde. Combina seminários e coaching com profissionais e peritos em temáticas relevantes relativamente à intervenção do farmacêutico na sociedade, dotando os estudantes de ferramentas necessárias para potenciar o seu interesse pela profissão farmacêutica e os diversos níveis de intervenção na sociedade. No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de se questionar sobre temas abordados e desenvolver aptidões para: 1) compreender as as principais especificidades da profissão farmacêutica; 2) os níveis de intervenção na sociedade; 3) analisar, interpretar e avaliar novas propostas de intervenção farmacêutica; 4) organizar, sistematizar e disseminar conhecimento; e 5) promover o progresso profissional e científico como origem de valor acrescentado para a sociedade em que se insere. No âmbito da aquisição de competências sociais e pessoais, o estudante deverá desenvolver autonomia, capacidade de interagir com outras profissões de saúde e doentes, espírito empreendedor e comunicativo e integridade e ética.
Programa
O conteúdo programático abordará temas transversais, refletindo a diversidade de intervenções do farmacêutico na sociedade e as expectativas da sociedade relativamente ao farmacêutico. Exemplos de temas a abordar: O farmacêutico e as organizações internacionais; O farmacêutico e a saúde pública; O farmacêutico no apoio aos mais desfavorecidos; As associações de doentes e os farmacêuticos; O farmacêutico na inovação terapêutica; O farmacêutico e a segurança dos novos medicamentos; O farmacêutico e as políticas de saúde; O acesso aos medicamentos e o SNS; Ética e Bioética; O papel da OMS nas políticas de saúde.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino prático visa estimular e desenvolver as capacidades de reflexão e o espírito crítico dos estudantes através da apresentação de seminários interativos, com discussão, utilizando sempre que possível a estratégia pedagógica flipped classroom, com o objetivo de usar o melhor dos recursos presenciais e virtuais e facilitar a aprendizagem dos estudantes. O tempo em sala de aula será optimizado e dedicado a discussão, dúvidas, pontos-chave e dinâmicas em grupo, sendo o professor o dinamizador de atividades e projetos. Realizar-se-á trabalho em grupo para aplicação dos conhecimentos adquiridos. Procurar-se-á integrar a aprendizagem de diferentes conteúdos programáticos, incentivando a análise global e a solução de problemas. Anualmente serão selecionados convidados e temas para debate, pelo que as áreas selecionadas poderão variar. Avaliação: Trabalho de grupo: 40% Exame final 60%