Disciplina Curricular
Estágio Curricular ECurr
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Estágio
Período:
Peso
30.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estágio Curricular é regulamentado pela Directiva 2013/55/EU e pelo Regulamento 579/2018 da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. A unidade curricular de estágio tem como objectivos: a) Promover a integração do conhecimento adquirido na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa no contexto profissional; b) Promover a integração no meio profissional e a vivência de actividades farmacêuticas em meio comunitário e hospitalar; c) Promover o contacto directo com os doentes e outros Profissionais de Saúde. Deverá ainda promover o desenvolvimento das seguintes competências: Farmácia Comunitária: organização e gestão; aprovisionamento e armazenamento; interacção farmacêutico /utente /medicamento; dispensa de medicamentos; aconselhamento e prestação de outros cuidados de saúde; preparação de medicamentos; informação e documentação científica. Farmácia Hospitalar: gestão e organização; distribuição; produção e controlo; informação e actividades de farmácia clínica. A unidade curricular está estruturada para que os alunos consigam resolver os problemas da prática profissional em contexto real.
Programa
Farmácia Comunitária: Organização da farmácia. Os medicamentos e outros produtos de saúde. Aprovisionamento e armazenamento. Interação farmacêutico-utente-medicamento. Dispensa de medicamentos. Indicação Farmacêutica. Aconselhamento e dispensa de outros Produtos de Saúde. Outros cuidados de saúde. Preparação de medicamentos. Contabilidade e gestão. Farmácia Hospitalar: Estrutura, organização e gestão. Selecção, aquisição e armazenamento. Distribuição. Produção e controlo. Informação e actividades de farmácia clínica. Apoio informativo. Farmacovigilância. Participação em ensaios clínicos; Nutrição assistida. Farmacocinética clínica. Acompanhamento da visita médica. Actividades na enfermaria. Protocolos e linhas orientadoras. Reuniões periódicas de aperfeiçoamento. Comissões técnicas. Actividades Lectivas: Organizadas sob a forma de seminários, cujos conteúdos estão relacionados com o exercício profissional no âmbito da Farmácia Comunitária e/ou da Farmácia Hospitalar.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação efectua-se tendo em consideração os seguintes parâmetros: a) Apreciação do desempenho do aluno no estágio em farmácia comunitária efectuada pelo respectivo orientador individual b) Apreciação do desempenho do aluno no estágio em farmácia hospitalar efectuada pelo respectivo orientador individual c) Avaliação escrita dos conhecimentos constantes no Manual de Estágio e os adquiridos nas actividades lectivas d) Apreciação e discussão pública da Monografia/Trabalho de Campo A classificação final resulta do apuramento dos diferentes elementos de avaliação com os seguintes coeficientes de ponderação: a) Avaliação do orientador individual em farmácia comunitária – 15% b) Avaliação do orientador individual em farmácia hospitalar – 15% c) Avaliação do orientador individual em farmácia comunitária – 30% (estágio apenas em farmácia comunitária) d) Avaliação escrita – 35% e) Apreciação e discussão pública da Monografia/Trabalho de Campo – 35%