Disciplina Curricular

Biotecnologia Farmacêutica BFarmaceu

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes deverão adquirir capacidades para identificar e conhecer a temática da Biotecnologia Farmacêutica e da Bioengenharia, o importante papel dos medicamentos de biotecnologia e das terapêuticas biológicas. Deverão conhecer e desenvolver competências sobre as diferentes tecnologias de bioprodução, das fontes de obtenção à produção propriamente dita, ao controlo de qualidade do bioprocesso e do produto final e à aplicação da legislação europeia e americana. Deverão adquirir competências nas áreas dos biomateriais e aplicação na imobilização de enzimas e células, da tecnologia de células animais, das terapias celulares e génica. Deverão ainda ganhar as bases de conhecimento necessárias aos novos desenvolvimentos nesta área (e.g. biossimilares, novas terapias) e mercado das empresas de biotecnologia. Os estudantes deverão desenvolver aptidão de estudo autónomo, de capacidade de pesquisa e crítica, de comunicação e interligação de conceitos com os vários pontos do conhecimento a adquirir.

Programa

A Biotecnologia Farmacêutica encontra-se dividida em três módulos: o primeiro fornece uma introdução à biotecnologia, às guidelines ICH de qualidade, aos biocatalisadores (e.g. enzimas e células), ao crescimento celular e nutrição, à cinética e energética e factores ambientais no crescimento e na produção de metabolitos, à cultura celular em modo descontínuo, contínuo e semi-continuo. Este módulo inclui ainda os biomateriais e a imobilização de biocatalisadores/proteinas. No segundo apresenta-se as fases da produção, os vários tipos de bioreactores e condições operacionais, a obtenção de células microbianas e animais, de metabolitos e proteínas recombinantes, até ao medicamento, de acordo com a legislação europeia e americana. Seguem-se os processos de separação e purificação. Estes assuntos são complementados no último módulo com exemplos de medicamentos de biotecnologia, dos antibióticos, às proteínas terapêuticas recombinantes (e.g. anticorpos, eritropoietina, vacinas), ao mercado dos biossimilares, às terapias celulares e génica (e.g. CAR-T), à sua qualidade, eficácia e segurança. E ainda empresas de biotecnologia.

Métodos de ensino e avaliação

A UC compreende Aulas Teóricas, Laboratoriais/Práticas. As Aulas Teóricas são de caráter expositivo, fornecendo os conhecimentos básicos para a compreensão do conteúdo programático e pretendem orientar e estimular o estudante para uma aprendizagem independente. Este ensino é consolidado pelas aulas laboratoriais, destinadas à aquisição de conhecimentos e competências sobre a produção e imobilização de células, purificação e controlo de qualidade de anticorpos recombinantes. As aulas práticas incidem sobre casos práticos da indústria biofarmacêutica e patentes. Durante o semestre o estudante elabora um trabalho, em que baseado em patentes, tem que inovar na produção de um medicamento biotecnológico ou terapia avançada. A classificação da avaliação contínua (trabalho) conta em 30% para a nota final (0-20). No final do semestre o estudante realiza um exame escrito, com uma ponderação de 70%, na nota final. O melhor trabalho é premiado com um estágio na empresa biofarmacêutica GILEAD.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre