Disciplina Curricular

Bromatologia e Tecnologia dos Alimentos BTAli

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A Unidade Curricular (UC) tem como objectivo principal o estudo nutricional dos vários grupos de alimentos, as modificações que ocorrem durante a tecnologia de fabrico e armazenamento dos mesmos e qual a sua relação com as modificações nutricionais e/ou aparecimento de compostos tóxicos. Pretende-se que os alunos fiquem com a capacidade de identificar os alimentos cuja ingestão está diretamente relacionada com o desenvolvimento precoce de doenças crónicas, assim como os alimentos que podem diminuir a probabilidade do desenvolvimento de factores de risco que estão na génese dessas doenças. No final desta UC, o estudante deve ser capaz de fazer aconselhamento farmacêutico sobre valor nutricional dos alimentos e suplementos alimentares e sobre as interações alimento-medicamento e suplemento alimentar-medicamento. Sob o ponto de vista laboratorial, pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de dosear os vários nutrientes, selecionar e realizar as técnicas para avaliar a deterioração dos alimentos, determinar o valor calórico dos alimentos e discutir os vários resultados obtidos, sob o ponto de vista analítico, nutricional e de saúde humana.

Programa

Ensino Teórico: Alimento e nutriente. Água, proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas e minerais. Pigmentos alimentares. Caracterização química e valor alimentar. Funções biológicas. Estudo dos principais grupos de alimentos. Composição química, modificações no processamento e armazenamento. Alterações post mortem do músculo dos animais que produzirá a carne para consumo humano (carne e peixe). Alterações dos alimentos e técnicas de conservação. Alimentos funcionais e benefícios para a saúde. Interações alimento-medicamento e suplementos alimentares – medicamentos. Ensino laboratorial (determinação de): pH: potenciometria com eléctrodo combinado de vidro e compensação automática da temperatura/elétrodo para líquidos e para substâncias semi-sólidas; Cinzas: método gravimétrico com ignição da matéria orgânica. Água: método gravimétrico. Proteína: método Kjeldhal; Açúcares: método de Bertand; Gordura: métodos de Soxhlet, Rose Gottlieb. Determinação da acidez e índice de peróxidos em gorduras alimentares. Fluoretos: potenciometria com eléctrodo seletivo. Sulfitos totais: técnica de Monier-Williams modificada.  

Métodos de ensino e avaliação

O ensino na UC é constituído por duas vertentes complementares: ensino teórico realizado de forma magistral em 2 aulas semanais (50 min/aula) e uma unidade laboratorial (3 h/quinzenal). O ensino teórico proporciona a abordagem teórica dos vários itens do programa, valorizando a apresentação de vários exemplos da sua aplicação na prática farmacêutica, estimulando os alunos a participar e discutir os vários temas. Enquanto no ensino teórico o aluno tem uma atitude passiva, no ensino laboratorial aluno terá que ter uma atitude ativa e pró-ativa, subjacente à realização de várias técnicas laboratoriais em amostras alimentares e à análise crítica dos resultados obtidos A avaliação dos alunos é feita para cada uma das componentes letivas, sendo a classificação final a média da classificação do exame teórico escrito da UC (60%) com a classificação da componente laboratorial (40%). Para a componente laboratorial (40%) contribuem a assiduidade (5%), 3 mini-testes laboratoriais realizados aleatoriamente nas várias aulas laboratoriais (20%) e avaliação oral relativa aos trabalhos realizados (discussão de técnicas e resultados, resolução de exercícios) (15%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre