Disciplina Curricular

Farmacocinética e Biogalénica FBiog

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de uma base conceptual e quantitativa sólida sobre os princípios da Farmacocinética, essenciais para o estudo da Farmacocinética Clínica e Biogalénica. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e aplicados sobre os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME) de fármacos. No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de calcular parâmetros farmacocinéticos com base em dados experimentais, prever o impacto de variáveis fisiológicas e patológicas na cinética dos fármacos, aplicar modelos farmacocinéticos empíricos na otimização de regimes terapêuticos e relacionar formulações e vias de administração com a eficácia terapêutica. Desenvolvem-se competências analíticas, críticas e de autonomia na interpretação e aplicação de dados farmacocinéticos.

Programa

Descrição e quantificação dos factores que afectam os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME) de fármacos no organismo. Desenvolvimento de regimes posológicos e análise gráfica de dados de concentração plasmática versus tempo. Bioequivalência e sua demonstração para diferentes medicamentos. Aplicação de princípios teóricos biofarmacêuticos e farmacocinéticos a problemas da prática clínica envolvidos na monitorização e optimização do uso do medicamento em doentes. A Farmacocinética no contexto das Ciências Farmacológicas: actividade dos fármacos in vivo; ADME do ponto de vista farmacocinético; a forma farmacêutica como sistema de cedência de fármaco; relações dose/efeito e PK/PD; Noção de margem terapêutica. Regimes posológicos. Farmacocinética compartimental: Modelos e simplificações; parâmetros farmacocinéticos. Regimes posológicos: dose e intervalo de administração; duração, formas de estabelecimento e factores determinantes de esquemas posológicos.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de ensino desta UC inclui duas horas de aulas teóricas e três horas de aulas teórico-práticas por semana. As aulas teórico-práticas incluem a resolução de problemas e casos práticos com recurso a calculadora ou aplicações de computador. A avaliação da unidade curricular será realizada de acordo com os seguintes critérios: 1. Avaliação teórico-prática A avaliação teórico-prática será realizada durante as aulas teórico-práticas, através da resolução de questionários especificamente preparados para esse fim. A classificação desta componente corresponderá à média aritmética das classificações obtidas nos diferentes momentos de avaliação (arredondada às centésimas, numa escala de 0 a 100%), sendo automaticamente excluída a nota mais baixa. Esta componente terá um peso de 30% na classificação final da unidade curricular. 2. Avaliação teórica O aluno pode escolher realizar a avaliação teórica por meio de dois testes intercalares ou de um exame final. Esta componente corresponde a 70% da classificação final da unidade curricular.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre