Disciplina Curricular
Toxicologia Toxi
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC de Toxicologia pretende transmitir conhecimentos básicos e avançados de Toxicologia. No final da UC, os estudantes devem estar aptos a: -Compreender a utilidade dos estudos in silico, in vitro, in vivo e epidemiológicos, bem como a qualidade da informação que se pode obter com cada um destes estudos; -Perceber os mecanismos moleculares e celulares de toxicidade e de reparação, bem como a importância dos biomarcadores em Toxicologia; -Compreender a importância de várias áreas especializadas da Toxicologia (i.e. Toxicologia Alimentar; Ocupacional; Ambiental; Analítica; Forense, Clínica e Farmacêutica) e saber dar exemplos das suas aplicações; -Entender como atuam os xenobióticos hepatotóxicos, neurotóxicos; imunotóxicos; nefrotóxicos, cardiotóxicos, tóxicos para a fertilidade e desenvolvimento (incluindo teratogénicos) e distinguir entre efeitos agudos e crónicos destes compostos; -Entender as bases e etapas de um processo de análise de riscos; -Perceber as diferenças fundamentais entre um agente genotóxico e não genotóxico; -Compreender quais os principais cuidados a ter na análise toxicológica de amostras de fluidos biológicos e na interpretação dos seus resultados. -Compreender a importância da Toxicologia em todas as áreas de atuação da Profissão Farmacêutica.
Programa
Os conteúdos programáticos lecionados na UC de Toxicologia contemplam as seguintes temáticas: -Perspetiva histórica da Toxicologia; -Papel da Toxicologia nas diversas áreas da Profissão Farmacêutica -Conceitos básicos de Toxicologia; -Mecanismos moleculares de Toxicidade; Reparação molecular, celular e tecidular; -Biomarcadores de exposição, efeito e suscetibilidade; -Avaliação de riscos: Identificação e caracterização dos perigos, avaliação da exposição e caracterização do risco; -Biotransformação de xenobióticos; -Hepatotoxicidade: mecanismos e exemplos de agentes hepatotóxicos; -Neurotoxicidade: mecanismos, métodos de avaliação e exemplos de compostos neurotóxicos; -Toxicologia Genética; -Exposição a xenobióticos e cancro; -Toxicologia Reprodutiva e do Desenvolvimento (DART); -Mecanismos de Imunotoxicidade; -Toxicologia dos metais; -Toxicidade aguda e crónica do etanol; -Drogas de abuso e outras substâncias psicoativas; -Micotoxinas, toxinas marinhas e toxinas de origem animal e vegetal; -Toxicologia Farmacêutica -Toxicologia Alimentar e livro branco da Segurança Alimentar; -Toxicologia Ambiental e Ocupacional; -Toxicologia Forense; -Toxicologia Analítica e as suas vertentes de aplicação; -Toxicologia Clínica e Antídotos; -Metodologias in vitro emergentes em Toxicologia.
Métodos de ensino e avaliação
Metodologia de ensino-aprendizagem: Ensino Teórico. Aulas magistrais, de frequência voluntária, em que se promove a interação com o estudante; Ensino Prático. Aulas teórico-práticas tutoradas com frequência obrigatória. Nestas aulas são abordadas as diferentes fases do processo de avaliação do risco; cada grupo de estudantes escolhe um tema e em cada aula são apresentados os resultados para os colegas da turma, sendo discutida a evolução do projeto com o docente; Ensino Laboratorial. Aulas tutoradas com frequência obrigatória. O programa laboratorial consiste na execução de diversos trabalhos experimentais que incluem a identificação e/ou quantificação de gases, metais, solventes, pesticidas e fármacos, bem como dos respetivos biomarcadores de exposição ou efeito. Todo o material pedagógico é disponibilizado através da plataforma de e-learning da FFUL. Metodologia de avaliação da aprendizagem: A avaliação desta Unidade Curricular compreende três componentes: i) Componente Teórica, através de exame sumativo escrito: 50% Para aprovação nesta componente é necessário que o estudante tenha uma classificação superior a 9,5 valores e ter sido considerado apto nas componentes teórico-práticas e Laboratoriais; ii) Componente Teórico-Prática: 30% Nesta componente é avaliado o trabalho de projeto final acima descrito nas metodologias de Ensino-Aprendizagem, bem como a sua discussão. É também tida em conta a assiduidade, a capacidade de acompanhamento da matéria, o interesse e o modo como o estudante consegue interpretar, resolver problemas e retirar conclusões da pesquisa sobre o tema de trabalho de avaliação de risco. iii) Componente Laboratorial: 20 % Nesta componente, os estudantes são avaliados de acordo com os seguintes parâmetros: assiduidade, caderno de laboratório, preparação e execução do trabalho laboratorial, demonstração de conhecimentos adquiridos e análise crítica dos resultados. É ainda avaliada a qualidade dos relatórios efetuados, os quais são relativos a cada aula laboratorial. Nota: Para o estudante ser aprovado na UC de Toxicologia é ainda obrigatório que o limite legal de faltas não tenha sido excedido, quer na componente laboratorial quer na componente prática.