Disciplina Curricular
Tecnologia Farmacêutica III TFarm-III
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > UCs Obrigatórias
Período:
Peso
7.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de medicamentos estéreis, aplicando os princípios fundamentais da moderna Tecnologia Farmacêutica. Adicionalmente, deverá ter assimilado os conceitos relacionados com a qualidade dos medicamentos, com vista à sua autorização de introdução no mercado. No final, o aluno deverá ter adquirido as competências necessárias para: i) desenvolver e controlar a qualidade de formas farmacêuticas destinadas à administração parentérica, oftálmica e vacinas, incluindo o processo de fabrico, os materiais de acondicionamento e os métodos de esterilização; ii) o desenvolvimento de novos medicamentos e medicamentos genéricos, incluindo a gestão de processos, materiais, instalações e equipamento, tendo em vista a transposição de escala; iii) compreender a multidisciplinaridade inerente ao desenvolvimento tecnológico de sistemas de transporte inovadores capazes de promover a biodisponibilidade de macromoléculas in vivo.
Programa
O curso está dividido em módulos que incluem as seguintes matérias: MÓDULO I - Formas farmacêuticas estéreis (formas farmacêuticas de uso parentérico, de aplicação oftálmica e vacinas; preparação e requisitos de qualidade; esterilização e liofilização). MÓDULO II - Estabilidade de medicamentos. MÓDULO III - Sistemas de qualidade (GMP). MÓDULO IV - Autorização de introdução no mercado de medicamentos. MÓDULO V - Produtos de saúde: dispositivos médicos. MÓDULO VI - Novos sistemas terapêuticos para a vectorização de fármacos.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino teórico será iterativo com base em apresentações de 50 minutos recorrendo, geralmente à discussão crítica dos conceitos a lecionar. O material de apoio é facultado aos alunos com antecedência, acompanhado da respectiva bibliografia. Ensino prático - aprendizagem baseada em desafios e inclui aulas de análise e discussão de temas relevantes, aulas dedicadas à resolução de desafios relacionados com a matéria lecionada nas aulas teóricas. A ênfase é colocada no ensino sistematizado dos conceitos mais avançados da Tecnologia Farmacêutica. A avaliação faz-se através de um exame final, de acordo com o regulamento pedagógico da FFULisboa. A avaliação do ensino prático é essencialmente contínua incidindo sobre a prestação geral do aluno, através da submissão e apresentação de resposta a Desafios colocados durante a aula. A classificação final da disciplina resultará de 50% correspondente à avaliação do ensino teórico e 50% correspondente à avaliação do ensino teórico-prático.