Disciplina Curricular

Laboratório de Farmácia LFarma

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo central da Unidade Curricular (UC) Laboratório de Farmácia é desenvolver competências nucleares para o exercício profissional em Farmácia Comunitária. Os objetivos de aprendizagem dividem-se em dois grandes grupos: as funções relativas aos serviços essenciais de dispensa profissionalmente responsável de medicamentos e outros produtos de saúde, e as funções associadas à prestação de serviços farmacêuticos avançados, como os de imunização ou de rastreio. No final da UC, o estudante deverá estar apto a planear, organizar e executar as componentes essenciais do Ato Farmacêutico, incluindo a gestão de recursos humanos. Pretende-se que o estudante consiga integrar os conhecimentos adquiridos anteriormente, em particular da farmacoterapia, com tarefas e procedimentos associados à prestação de serviços farmacêuticos em ambulatório, através do estudo de casos e de simulação realista. Espera-se que o estudante possa no final da UC possa demonstrar que desenvolveu capacidades de interação clínica com os utentes nas diferentes tarefas da profissão farmacêutica, de forma responsável e autónoma, incluindo alguns aspetos da gestão quotidiana da farmácia comunitária.

Programa

As aulas teórico práticas incluem a introdução aos serviços na farmácia comunitária, serviços farmacêuticos essenciais, serviços farmacêuticos avançados, e integração de conhecimentos e habilidades, a saber: • Farmácia e serviços farmacêuticos. o Desenho de serviços farmacêuticos: condicionantes e requisitos para prestação de serviços. • Serviços farmacêuticos essenciais II. o Dispensa e aconselhamento de formas farmacêuticas diferenciadas ou complexas. • Serviços farmacêuticos essenciais I. o Requisitos para a dispensa profissional de MSRM e aconselhamento. Introducão ao MyDispense. • Serviços farmacêuticos essenciais III (a). o Conceitos e medidas de adesão à terapêutica. • Serviços farmacêuticos essenciais III (b). o Intervenções para a adesão e persistência de base tecnológica e económica, e educativa. • Serviços farmacêuticos essenciais III (c). o Intervenções para a adesão e persistência na terapêutica: opções de base cognitiva e comportamental – a entrevista motivacional. • Serviços farmacêuticos essenciais IV. o Procedimentos de aconselhamento e dispensa de MNSRM-EF. • Serviços farmacêuticos avançados I. o Revisão e acompanhamento fármaco-terapêutico. • Serviços farmacêuticos avançados II. o Imunização e administração de medicamentos parentéricos. • Serviços farmacêuticos avançados III. o Determinação de parâmetros e utilização de testes de rastreio. • Prestação de serviços farmacêuticos: aspetos laborais. o Enquadramento de funções e responsabilidades em farmácia: contrato de trabalho, horários, escalas, tabelas salariais. • Serviços farmacêuticos: simulação prática da dispensa. o Resolução de casos em ambiente virtual com MyDispense.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas são de natureza teórico-prático e decorrem numa sala com suporte informático e em ambiente que simula a área de atendimento ao público numa farmácia comunitária. Os métodos de trabalho incluem a disponibilização na semana anterior à aula, através da plataforma de e-learning (Moodle), dos temas e dos materiais de suporte para a aula que decorre na semana subsequente. Os estudantes preparam-se para a aula com antecedência, de forma que, em presença do docente e dos colegas, possam esclarecer as suas dúvidas e executar os trabalhos propostos. O professor é um facilitador da aprendizagem baseada na resolução de problemas e cenários, adaptados aos objetivos de cada aula. O trabalho pode decorrer individualmente ou em grupo, com recurso a fontes de informação essencialmente eletrónicas e sob a orientação do professor. Pretende-se uma atitude ativa, autónoma e responsável na aprendizagem, com interação intra grupo e/ou com o professor. O modo de avaliação baseia-se na apreciação dos trabalhos práticos desenvolvidos em cada aula, e apresentados durante ou entregues na mesma aula. Estes trabalhos podem corresponder a testes em ambiente Moodle realizados no final de cada laboratório (ex. resolução de um atendimento de MNSRM no MyDispense), um produto escrito individual ou grupal entregue durante a aula (ou em momento posterior) (ex. análise de um caso de revisão terapêutica), ou ainda componentes específicas do desempenho em aula (ex. técnica de administração de um injetável), os quais servem como o elemento principal da classificação para cada laboratório. A apreciação do envolvimento do estudante durante a aula e na realização dos trabalhos proporciona uma variação até 20% na sua classificação final. Cada aula contribui com 1,67 valores para a classificação final. A não frequência de uma aula implica a perda de 1,67 valores na classificação final, no máximo de 3 faltas não justificadas. Não existe exame final, embora exista a possibilidade de repor no final do semestre as avaliações de faltas devidamente justificadas.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre