Disciplina Curricular

Laboratório de Farmácia LFarma

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo desta UC é desenvolver competências para a prestação de serviços em Farmácia Comunitária, através da integração de conhecimentos e treino. No final desta UC, o estudante deve ser capaz de:  Avaliar situações clínicas não graves passíveis de indicação farmacêutica, selecionar o tratamento adequado, e informar sobre a utilização responsável do medicamento;  Interpretar corretamente uma receita médica, assegurando, após confirmação da sua validade, a dispensa dos medicamentos com base na necessidade, segurança e efetividade da terapêutica prescrita;  Distinguir atuação perante situações de primeira dispensa ou de renovação de terapêutica, conhecendo as particularidades da dispensa em proximidade e de profilaxia pré-exposição ao vírus da imunodeficiência humana (HIV);  Educar o doente, demonstrar e verificar a técnica para administração de formas farmacêuticas diferenciadas;  Identificar intervenções de base tecnológica para estimular a adesão à medicação;  Compreender a reconciliação da terapêutica e a sua importância nos momentos de transição;  Conhecer as ferramentas e os passos para a revisão da medicação;  Compreender as etapas da entrevista motivacional aplicada à mudança comportamental;  Prestar o serviço de administração de vacinas e medicamentos injetáveis, avaliando criteriosamente a adequação da administração, executando corretamente os procedimentos de preparação e administração deste tipo de medicamentos, e informando o utente sobre os cuidados e medidas a adotar;  Organizar um rastreio.

Programa

Os conteúdos programáticos desta UC incluem: 1) Uma primeira abordagem aos serviços existentes na farmácia comunitária, durante a qual serão apresentados os diferentes serviços. Os estudantes familiarizar-se-ão com dois softwares a usar ao longo do semestre, o SIFARMA 2000 e o MyDispense. 2) Iniciar-se-á pelo serviço mais comum, a dispensa de medicamentos mediante a apresentação de receita médica, estabelecendo-se as diferenças dos procedimentos a adotar numa primeira dispensa, comparativamente às situações de renovação da prescrição. 3) Dispensa de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e dispensa em proximidade. 4) Intervenção farmacêutica em situações clínicas ligeiras e procedimentos de aconselhamento e dispensa de MNSRM-EF. 5) Ensino e educação sobre utilização de formas farmacêuticas complexas e de dispositivos médicos. 6) Ainda centrado no medicamento, abordar-se-ão dois serviços menos comuns e mais complexos: a reconciliação da terapêutica e a revisão da medicação 7) Adesão à medicação, focando essencialmente as intervenções de base tecnológica. 8) Entrevista motivacional aplicada à cessação tabágica, cessação de consumo de álcool, à promoção da atividade física e à alimentação saudável. 9) Determinação de parâmetros através do serviço point-of-care e utilização de testes de rastreio. 10) Vacinação, incluindo,administração de vacinas e medicamentos injetáveis: abordagem prática centrada na interação e segurança do utente, na técnica de preparação e administração deste tipo de medicamentos, e nos procedimentos a adotar em caso de picada acidental ou suspeita de reação anafilática.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas são práticas, com preparação teórica prévia, utilizando quatro metodologias de ensino: 1) Resolução de casos no software MyDispense, com interação virtual com doentes. 2) Simulação em ambiente real, com estudantes a desempenhar papéis distintos, estimulando-se a sistematização dos procedimentos e o uso do Sifarma2000. 3) Prática de técnicas, recorrendo a simulação entre colegas (e.g. pressão arterial) ou com modelos (e.g. administração de medicamentos injetáveis). 4) Discussão em grupo de casos clínicos que exigem pesquisa e preparação prévia (e.g. revisão da medicação). A avaliação desta UC será efetuada mediante realização de três frequências, recorrendo a uma adaptação simplificada do modelo de Objective Structured Clinical Evaluation (OSCE), contribuindo cada uma com 30%, 30% e 40% para a nota final. Estas frequências representam a época normal de exames desta UC. Em cada frequência serão avaliadas competências distintas recorrendo às mesmas metodologias usadas em sala de aula. Em duas frequências serão avaliadas quatro das cinco competências e na terceira frequência será avaliada a competência da vacinação e da administração de medicamentos injetáveis. Sendo que, em cada frequência, é obrigatório que o estudante obtenha no mínimo 50% do valor máximo atribuído a essa frequência. A classificação final (ponderação final das três frequências) pode ser ajustada até 1 valor, fruto da avaliação contínua (assiduidade, interesse, participação nas tarefas). Para os estudantes com faltas justificadas, e para os que reprovarem em alguma das frequências sob avaliação, será realizada uma avaliação final, seguindo a mesma metodologia, mas com todas as competências sob avaliação, a qual será realizada no dia do exame de recurso.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre