Disciplina Curricular

Farmácia Prática FPrati

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019

Contextos

Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > UCs Obrigatórias

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular de farmácia prática tem como objectivo, promover a aquisição de conhecimentos e capacidades que possibilitem a intervenção farmacêutica na gestão da terapêutica, garantindo o uso efectivo e seguro do medicamento, contribuindo para os resultados clínicos, humanísticos e económicos associados aos cuidados de saúde. Deverá promover o desenvolvimento das seguintes competências: a) uma análise integrada das diversas etapas do ciclo de vida do medicamento na demostração de eficácia/efectividade, segurança e relação custo/benefício b) identificar e reportar eventos adversos associados ao uso do medicamento c) adequar em populações especiais a terapêutica no contexto clínico do doente, de acordo com as normas de evidência terapêutica e clínica.

Programa

História clínica e terminologia médica. Ensaios clínicos. Farmacoeconomia. Valor terapêutico acrescentado: avaliação crítica dos EC. Selecção de medicamentos: formulários; comissão de farmácia e terapêutica; protocolos; programas de equivalentes terapêuticos. Farmacovigilância: reacções adversas; métodos em farmacovigilância; geração de hipóteses; planos de gestão de risco. Erros de medicação. Princípios da terapêutica focada no doente SOAP. Gravidez e Lactação: alterações fisiológicas; sistema ADME; princípios de selecção dos medicamentos. Pediatria: grupos etários; ADME; off-label; cálculo de dose; medicamentos órfãos; adaptação de formas farmacêuticas e doses. Geriatria: sistema ADME; adequação terapêutica. Oncologia: protocolos; validação da prescrição; biossegurança; extravasão; derrames. Nutrição artificial parentérica e entérica: avaliação estado nutricional; necessidades nutricionais; vias de administração; administração de medicamentos por sonda. Doença renal crónica: diálise peritoneal; hemodiálise; patologias associadas; ajuste de dose. Transplante Renal: critérios elegibilidade; imunossupressão; reacções adversas. Feridas crónicas e material de penso.

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular está estruturada para que os alunos consigam resolver os problemas da prática profissional, utilizando um sistema de aprendizagem baseado em casos (case-based leraning). O ensino/aprendizagem processa-se através da integração de: a) ensino teórico: apresentação pelo docente dos vários temas, sendo os alunos estimulados a participar b) ensino prático: realização em grupo de exercícios simulando a prática farmacêutica em contexto real. Neste âmbito é estimulada a análise crítica de artigos científicos, bem como de normas terapêuticas e clínicas. A avaliação é efectuada através de um exame escrito no final do período de aprendizagem. A avaliação do ensino é efectuada através de um questionário de auto-preenchimento anónimo e voluntário, visando a recolha de opinião dos alunos sobre os objectivos, conteúdos programáticos, sistema de avaliação, bem como a qualidade e desempenho dos docentes.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre