Disciplina Curricular
Dispositivos Médicos DMed
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas - Despacho n.º 3790/2019
Contextos
Grupo: Despacho n.º 3790/2019 > 2º Ciclo > Opção III
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da Unidade Curricular, o estudante deve ser capaz de: - Identificar, definir e descrever exemplos de dispositivos médicos (DM) em diferentes áreas biomédicas. - Identificar, definir e descrever exemplos de DMs para diagnóstico in vitro (DIV) em diferentes áreas biomédicas. - Sintetizar os principais procedimentos do enquadramento regulamentar. - Identificar as novidades e desafios dos regulamentos UE (2017)/745 e UE (2017)/746. - Listar produtos combinados e de fronteira. - Identificar diferentes DMs personalizados, “customized, “patient-matched” e “adaptable”. - Comparar dispositivos médicos e medicamentos incluindo os desafios metodológicos dos estudos/ensaios clínicos, avaliação económica, acesso ao mercado e marketing. - Sintetizar a relevância do papel do farmacêutico no circuito dos DMs (da ideia ao mercado). - Descrever, avaliar e comunicar o impacto da inovação e discutir aspetos éticos e de sustentabilidade do setor. - Colaborar de forma eficaz em equipa, comunicando de forma construtiva e contribuindo para a concretização de objetivos comuns. - Aplicar novas aprendizagens em contextos multidisciplinares. - Analisar criticamente conteúdos digitais.
Programa
1. Dispositivos Médicos e Dispositivos Médicos para Diagnóstico in vitro. Conceitos essenciais. O setor. 2. Panorama Regulamentar. Legislação aplicável. Aspetos críticos da implementação dos novos regulamentos, UE (2017)/745 e UE (2017)/746. 3. Princípios de demarcação. Produtos combinados e produtos de fronteira. Dispositivos Médicos personalizados. 4. Áreas de intervenção do farmacêutico no circuito dos Dispositivos Médicos (da ideia ao mercado). 5. Áreas de Intervenção Clínica (p.ex. Ortopedia, Dermatologia, Medicina Dentária). 6. Desafios metodológicos em Estudos Clínicos, Avaliação Económica, Acesso ao mercado e marketing. 7. Investigação e Inovação nos Dispositivos Médicos e Tecnologias de Saúde. Áreas emergentes e Tecnologias convergentes. Aspetos éticos e Sustentabilidade.
Métodos de ensino e avaliação
Na UC há uma alternância entre momentos expositivos e de participação ativa dos alunos. Estes últimos traduzem-se, por exemplo, na discussão em grupo de temas propostos na sala de aula e na resposta a questionários através de ferramentas de interação digital (p. ex. mentimeter). A avaliação de conhecimentos e de competências é efetuada através da utilização de diferentes ferramentas de avaliação que incluem: a) Avaliação contínua que considera a assiduidade, participação, interesse nas atividades propostas, resposta a questionários durante o tempo letivo (25 %). b) Avaliação individual explorando conteúdos/aprendizagens através de apresentações orais (p.ex. pitch) e de um trabalho de síntese escrito (30 %). c) Avaliação individual relacionada com a participação numa atividade livre no âmbito da temática da UC (10 %). d) Avaliação em grupo através de atividades propostas durante o tempo letivo (p.ex. debates, revisão por pares, aprendizagem colaborativa, ceticismo informático). A classificação final é a média ponderada relativa a avaliação individual (65 %) e a avaliação em grupo (35 %).